NOTA DE PESAR: Romildo dos Santos Silva, docente do departamento de Economia

publicado: 30/07/2021 09h05, última modificação: 30/07/2021 20h15
Nota de Pesar.jpg

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do professor do departamento de Economia, Romildo dos Santos Silva, ocorrido nessa quinta-feira, 29, vítima de parada cardíaca.

Ele possuía graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente era professor adjunto IV, dedicação exclusiva, da UFMA, lotado no departamento de Economia, câmpus de São Luís. Atuava em projetos de pesquisa nas áreas de Economia Industrial; Economia e Sociologia do Trabalho; Ciência e Tecnologia, Educação e Trabalho, transformações socioeconômicas e metamorfoses das profissões. O professor Romildo também era o líder do grupo de pesquisa e estudos “Ruy Mauro Marini”, vinculado à linha de pesquisa “Trabalho e Transitoriedade”.

Em 1994 e 1995, ele ocupou o cargo de coordenador do curso de Economia, período em que também exerceu o cargo de coordenador de monografia. Ele também exerceu a função de chefe de departamento do curso, por volta de 1996 e, no mesmo ano até 1997, foi membro do colegiado do curso de Economia. Após ter realizado diversas pesquisas, no ano de 2001, ele voltou a assumir a coordenação do curso de Economia até 2002, período em que assumiu o cargo de conselheiro do colegiado do curso.de Ciências Econômicas. Entre muitas outras funções exercidas na Universidade ao longo da carreira acadêmica, Romildo foi um dos responsáveis pela Implantação do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico, no ano de 2010.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de grande consternação.