NOTA DE PESAR: Roberto Thiesen, ex-professor do curso de Música

publicado: 28/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do ex-professor do curso de Música da Universidade Federal do Maranhão Roberto Thiesen, ocorrido nesse domingo, 27.

Natural de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Roberto Thiesen fez bacharelado em Violão e em Regência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Por dez anos, a partir de 1986, lecionou violão na Universidade do Vale do Jacuí (UNIVALE).

Depois, passou quinze anos como professor na Universidade de Passo Fundo (UPF), na qual realizou curso de especialização em Educação Musical. Em 2005, concluiu o mestrado em Composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), defendendo a dissertação intitulada “Ambiência Marítima e a música de Ernst Widmer: análise de três peças para piano”. Entre 2005 e 2009, ele fez doutorado em Etnomusicologia na mesma instituição, cuja tese abordou o uso do acordeão na música fandangueira do Rio Grande do Sul. Essa é a primeira tese brasileira na área de Música que aborda o acordeão.

No ano de 2009, Roberto ingressou na carreira do magistério superior da UFMA, permanecendo até 2012 no departamento de Artes (DEART). Atuou no Curso de Música Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), onde fundou e coordenou o SONAR — Grupo de Pesquisa e Estudos interdisciplinares em Acústica Ambiental e Etnomusicologia —, que tinha como eixo principal o projeto de pesquisa "Avaliação do Impacto Socioambiental causado pela utilização de som automotivo na Praia do Araçagi".

Em 2011, organizou o I Seminário Interdisciplinar em Educação Musical e Antropologia (SEMA). No ano seguinte, transferiu-se para a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) para atuar no curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural. Sua passagem pelo Maranhão trouxe contribuições pontuais e históricas para as práticas musicais locais. Desde a criação dos cursos superiores de Música em 2006 na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e 2007 na UFMA, lacunas históricas na produção musical do estado têm sido suprimidas.

Composta em 2010, a ‘Valsa das Dúzias’ para piano solo, que consiste em uma variação de séries criadas por Ross Lee Finney (1906-1997) e Anthon Von Webern (1883-1945), é a primeira obra dodecafônica escrita em solo maranhense.

A Universidade de solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar.

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: DCom