NOTA DE PESAR: João Batista Ericeira, professor do Departamento de Direito

publicado: 10/10/2022 09h18, última modificação: 10/10/2022 14h29
Nota de Pesar.jpeg

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do professor João Batista Ericeira, do Departamento de Direito, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 10.

Com 75 anos, o advogado sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa do sistema nervoso. Em agosto, o professor Ericeira recebeu a Medalha Raymundo Faoro dedicada àqueles cujos trabalhos contribuem efetivamente para o Estado Democrático de Direito.

Ele foi presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas,  vice-diretor-geral da Escola de Formação de Governantes do Maranhão, vice-diretor da Associação Brasileira de Advogados Eleitorais (ABRAE), presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA-Seccional Maranhão), presidente da Associação Maranhense de Advogados – AMAd, diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Maranhão, sócio majoritário do escritório “João Batista Ericeira Advogados Associados”, membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e cronista de vários órgãos de imprensa.

Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas pela Universidade Norte-Americana Emil Brunner e Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, João Batista Ericeira era um profissional nacionalmente respeitado e cultivador de notáveis conhecimentos. Entre outras grandes atuações na área jurídica ao longo de décadas dedicado à advocacia.

O velório do advogado acontece em São Luís, no Salvatore Jardim da Paz. O sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério do Gavião, também na capital maranhense.

João Batista Ericeira.jpg

Por: DCom