NOTA DE ESCLARECIMENTO: Reunião do Conselho Universitário

publicado: 26/04/2021 17h53, última modificação: 26/04/2021 21h02
megaphone-speaker-audio-paper-icon freepik.jpg

COMUNICADO SOBRE A SUSPENSÃO DA 111ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO/CONSUN

O Presidente do Conselho Universitário/CONSUN, considerando o processo de alteração de pontos do seu Estatuto e Regimento Geral, informa à comunidade o que segue:

1. Por solicitação dos conselheiros do CONSUN, em especial Diretores de Centro os quais entendem ser necessário mais tempo para consultar, analisar e discutir os documentos supracitados, RESOLVE SUSPENDER a realização da 111ª Sessão Extraordinária do Conselho Universitário/CONSUN, marcada para o dia 27 de abril, às 8 horas, na Plataforma Google Meet.

2. A Reitoria estabelecerá cronograma e metodologia que atendam ao processo de consulta aos documentos e a sua consequente deliberação pelo Conselho, em nova reunião do CONSUN, a ser oportunamente marcada.

3. A UFMA registra que as alterações propostas, nesses documentos, contemplam, sobretudo, as exigências dos órgãos de fiscalização e controle do Governo Federal (Acórdãos nº. 2366/2007; nº. 887/2010), mas também as transformações próprias por que passou a instituição, o que se reflete na necessária revisão e consolidação dos atos normativos decorrentes do DECRETO Nº 10.139, de 28 de novembro de 2019.

4. Com essa medida, espera-se que a comunidade aprofunde o conhecimento das necessárias e pontuais atualizações propostas nos documentos e condizentes com as ações de transparência, modernidade administrativa, reestruturação institucional por que a Universidade necessita passar.

5. Com essa deliberação, espera-se que sejam esclarecidas as dúvidas e desconsideradas as narrativas infundadas, desvirtuadas e inverídicas, difundidas por grupos e/ou pessoas que representam interesses outros, que não o compromisso institucional.

6. Por fim, a UFMA reitera o compromisso da gestão com o diálogo e o debate democrático na Universidade.

São Luís, 26 de abril de 2021.

Natalino Salgado Filho
Presidente do Conselho Universitário