Nota de Agradecimento – Centro de Ciências Humanas

publicado: 22/02/2022 09h14, última modificação: 22/02/2022 18h46

Em nome do Centro de Ciências Humanas, expressamos publicamente nossos agradecimentos aos Trabalhadores em Educação Mário Sérgio Maia Mendes (Assistente em Administração) e Brazilino Viegas Rodrigues (Jardineiro) por tantos anos de dedicação à Universidade Federal do Maranhão.

Recentemente aposentados, Sr. Sérgio e Sr. Brazilino ingressaram no quadro de pessoal técnico-administrativo em Educação da UFMA no ano de 1978. A partir de meados dos anos 1990,  nossos colegas se empenharam  na implementação e na consolidação do prédio do Centro de Ciências Humanas, carinhosamente apelidado de Tatuzão por seus/suas primeiros/as estudantes.

Nas primeiras horas da manhã, encontrávamos Brazilino regando, podando e cuidando das plantas do CCH, enquanto Sérgio fazia sua ronda matinal no prédio, averiguando o funcionamento do poço d’água e da eletricidade, bem como inspecionando cada coluna, cada parede, cada ralo de banheiro, cada torneira, cada tomada, cada peça que compunha as engrenagens do prédio do CCH.

Responsável pela Administração do CCH (seção da Diretoria de Centro), Mário Sérgio se ocupava da organização do trabalho da equipe de portaria, limpeza e conservação do CCH, que se dava por meio de orientação, distribuição e divisão de atividades diárias entre as/os trabalhadoras/es de portaria, limpeza e conservação do prédio.

Na salinha da Administração, com uma habitual gentileza, Mário Sérgio recebia, atendia e distribuía soluções práticas a todas as pessoas que o procurassem, seja para o caso de um aparelho de ar-condicionado queimado, seja para a reserva de um espaço para um grande evento acadêmico. Não podemos esquecer do plano de distribuição de salas que o Administrador do CCH realizava a cada semestre para contemplar as demandas por salas de aula dos cursos do Centro. Até muito pouco tempo atrás, estudantes e professoras/es conferiam suas respectivas salas de aula no mural do hall do prédio. Quem fosse mais atento/a, perceberia que boa parte daquele trabalho era feito à mão. Quem parasse para refletir entenderia que aquele ofício era de um trabalho mental minucioso feito com muita destreza e cuidado.

Brazilino, por sua vez, faz parte de uma geração de Trabalhadores/as em Educação constituída por cargos que recentemente foram extintos do quadro de pessoal técnico-administrativo das Universidades Federais, como jardineiros, copeiros, carpinteiros, contínuos, entre outras categorias. Sendo assim, o Jardineiro do CCH era um dos funcionários mais antigos da instituição que se ocupavam de trabalhos que foram terceirizados/privatizados nas Instituições Federais de Ensino Superior.

Do concreto às flores, Sérgio e Brazilino dedicaram mais de quarenta anos de suas vidas à construção, não apenas do Centro de Ciências Humanas, mas da UFMA como um todo. Em suas respectivas funções, esses Trabalhadores em Educação alicerçaram parte da História da UFMA, dando sólida contribuição para que esta seja uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

São Luís, 21 de fevereiro de 2022.

Diretoria do Centro de Ciências Humanas