Nona edição da Confraternização Esportiva África x Brasil ocorre na quinta-feira, 29, no Sá Viana

publicado: 26/12/2022 12h31, última modificação: 28/12/2022 10h03
Nona edição da Confraternização Esportiva África X Brasil ocorre na quinta-feira, 29, no Sá Viana.jpeg

A tradicional partida de futebol entre os jogadores da comunidade universitária africana e os da comunidade do Sá Viana é aberta ao público e ocorre nesta quinta-feira, 29, a partir das 9 horas, na Arena do Sá Viana, localizada na Travessa Alberto Sales, nº 17.

A confraternização conta com o apoio da reitoria da UFMA e é uma iniciativa dos organizadores: Anso da Silva, mestre em Políticas Públicas pela UFMA; Anacleto Aníbal Xavier Domingos, mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela UFMA; e Hamilton Farias Lobato, conhecido como Mussolini, membro da comunidade do Sá Viana.

A confraternização terá início com a partida entre os times da comunidade universitária africana, organizados por Silva e Xavier, e o time da comunidade do Sá Viana, organizado por Mussolini. A tradicional partida ocorre em clima amistoso, em que os jogadores convidam suas famílias e, após o fim da partida, se confraternizam com uma feijoada.

Anso explica que esse momento tem por objetivo aproximar a comunidade acadêmica da do Sá Viana. “Entre as brincadeiras e conversas, promovemos a aproximação entre a UFMA e o Sá Viana, assim como incentivamos que os moradores desse bairro ingressem na Universidade. Além disso, abre-se o espaço para combater a desinformação a respeito da África e fortalecer nossa identidade em comum”, ponderou.

A confraternização esportiva é uma ação social que tem por objetivo arrecadar alimentos não-perecíveis que serão doados aos moradores do Sá Viana que necessitam desse auxílio. Os alimentos serão entregues no decorrer do evento.

Por: Marcos Augusto

Produção: Bruna Castro