Nesta segunda, 21, serão ministrados minicursos sobre ferramenta de criação e planejamento para organizações, a partir das 19h

publicado: 21/11/2022 11h37, última modificação: 21/11/2022 11h37

O grupo de pesquisa ETC – Comunicação, Tecnologia e Economia promoverá nesta segunda-feira, 21, e nessa terça, 22, a partir 19h, minicursos sobre a ferramenta Modelo para Criação de Iniciativas Contemporâneas (MCIC), método teórico e prático desenvolvido por docentes da UFMA. A iniciativa ocorrerá no Casarão Tech, localizado na rua da Estrela, 386, Centro. As inscrições ainda estão abertas gratuitamente de modo on-line.

O MCIC é uma ferramenta de criação e planejamento para organizações públicas, privadas com ou sem fins lucrativos. Surgiu com a proposta de auxiliar na busca por soluções para diferentes problemas por meio da criação de iniciativas em um ambiente de mudanças constantes. O modelo proposto pode ser útil para organizações de qualquer tipo, mas também para a elaboração de soluções pontuais.

A ferramenta foi desenvolvida ao longo de quatro anos, baseada no e-book: “MCIC: Modelo para Criação de Iniciativas Contemporâneas”, disponível de modo on-line e de autoria dos docentes da UFMA Ramon Bezerra Costa, doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Larissa Leda Fonseca Rocha, doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O método teve início a partir de uma pesquisa financiada pela Fapema com o objetivo de estimular práticas empreendedoras.

Saiba mais

O grupo de pesquisa ETC - Comunicação, Tecnologia e Economia dedica-se à pesquisa de economias e dinâmicas empreendedoras, de epistemologias e processos de vinculação social e de tecnologias e iniciativas emergentes. O grupo é coordenado por três docentes do Departamento de Comunicação Social da UFMA: Larissa Leda Fonseca Rocha, Ramon Bezerra Costa e Patrícia Kely Azambuja, doutora em Psicologia Social pela UERJ.

O ETC, realiza encontros de estudo abertos, em que as datas e inscrição podem ser feitas via formulário on-line, pelo Instagram do grupo.

Por: Marcos Augusto

Produção: Bruna Castro