Mostra Especial Portuguesa é promovida em parceria com o Festival de Cinema de Avanca

publicado: 26/09/2022 11h10, última modificação: 26/09/2022 20h57

Nos dias 27 e 28 de setembro, o público do Festival Guarnicê de Cinema 2022 poderá assistir gratuitamente a filmes produzidos do outro lado do Oceano Atlântico. Além da exibição das produções nacionais e maranhenses, a edição 45 conta com uma seleção de filmes portugueses – a Mostra Especial Portuguesa, que é realizada em parceria com o festival “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

O festival de cinema da cidade portuguesa de Avanca é dirigido pelo professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro Antonio Valente. Ele também dirige o cineclube local e produz filmes de ficção, documentários e animação, inclusive tendo lançado o primeiro longa-metragem de animação português. Esse intercâmbio entre Maranhão e Portugal resultará na entrega do prêmio especial “Avanca-Guarnicê”. Dois filmes serão contemplados, um maranhense e um nacional.

Ciência Cine Guarnicê

Antonio Valente também será conferencista no seminário Ciência Cine Guarnicê, no dia 29 de setembro com o tema ‘’O Panorama do Audiovisual em Portugal’’, a ser realizado no Palácio Cristo Rei a partir das 10h. Haverá transmissão do evento no canal do Festival Guarnicê no YouTube.

Link para inscrição

Considerando a capacidade física do espaço da conferência e para fins de certificação dos ouvintes, é necessária inscrição por meio do site guarnice.ufma.br

Confira a programação da Mostra Especial Portuguesa

TERÇA-FEIRA (27) – CINETEATRO ALDO LEITE (PALACETE GENTIL BRAGA)

MOSTRA ESPECIAL PORTUGUESA – 13h30 – SESSÃO 1
Boca do Inferno – Luis Porto, Ficção, 2020– 38 min
Scratch – Nuno Fraga, Animação, 2021 – 9min
A Tua Vez – Cláudio Jordão, David Rebordão, Ficção, 2019 – 18min

QUARTA-FEIRA (28) – CINETEATRO ALDO LEITE (PALACETE GENTIL BRAGA)

MOSTRA ESPECIAL PORTUGUESA – 13H30 – SESSÃO 2
Magister – Gustavo dos Santos, Documentário, 2019– 20min
Conto do Vento – Cláudio Jordão, Nelson Martins, 2010, Animação – 12min
Landing – Filipe Martins, 2016, Experimental – 16min
Entre Sonhos – Joaquim Pavão, 2020, Experimental – 20min

Como participar?

A entrada é gratuita, a partir de 13h. 126 lugares disponíveis. Sujeito a lotação.

Festival Guarnicê de Cinema – Edição 45

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2022 ocorre em formato híbrido entre os dias 23 e 30 de setembro, com patrocínio da Equatorial Energia, Governo do Maranhão e SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de apoio do Sebrae por meio do movimento Mobiliza SLZ.

O Guarnicê 2022 também conta com apoio da  Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES), Assembleia Legislativa do Maranhão, Astral Games, Bulldog Burguer, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay,  Escola de Cinema do IEMA, Fundação Sousândrade, Prefeitura Municipal de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Rádio Universidade, SESC, Teatro João do Vale e TV UFMA, além de cobertura do Site Volts.

Sinopses

Boca do Inferno:
Envolto em notícias sobre o suicídio de Aleister Crowley, deparamo-nos com Fernando Pessoa no Martinho da Arcada.

Scratch:
Um início de recuperação, entre o presente e o ausente. Alguém e uma memória.
A curta-metragem surge como uma exploração acerca do surgimento do Outro, que pode ser o monstruoso, o estrangeiro, o estranho a si-mesmo. Noções como a representação do rosto como território em devir, o monstro que surge para que se possa pensar o humano, ou a pele como possível fronteira entre o mesmo e o outro. A personagem de “Scratch” tem uma inquietação, algo que o faz sentir-se nu e isolado. Na escuridão. Numa escuridão confortável até um evento repentino revelar inquietação. Continuando na confortável escuridão, o corpo da personagem passa a projetar sombra, uma sombra que revela cenários, silhuetas. O rosto da personagem, espelho da sua identidade pessoal para o mundo exterior, em consequência da inquietação torna-se mutável

A Tua Vez:
Um galo canta ao longe.
Um homem inicia muito calmamente o seu atarefado e mágico dia.
Parece estar a preparar algo para alguém! Quem será!?

Magister:
MAGISTER leva-nos por uma viagem de acesso restrito. De um ponto de vista muito intimista, acompanha-se o trabalho do encenador na construção de uma peça de teatro. O que realmente existe para além desta forma de arte?

Conto do Vento:
Salva tinha o dom de sentir a vida da natureza percorrer-lhe o corpo. Vivia na Floresta do outro lado do rio com Ábia sua mãe e era feliz, até ao dia em que a sua vida mudou. Os homens e mulheres da aldeia obrigaram-na a assistir à queima de sua mãe acusada de Bruxaria. Anos mais tarde o medo que os aldeões tinham à sua mãe é o mesmo que os move contra ela.

Landing:
Personagens metafóricas cruzam-se numa história contada através dos gestos, dos corpos e dos lugares.
A vida, do princípio ao fim. E o grande conflito que atravessa este percurso é o da aterragem sempre incompleta: a aterragem que não será afinal mais do que a chegada a um estado de coisas, a uma imobilidade definitiva. É o eterno conflito entre o arrebatamento das paixões e a aspiração oculta à serenidade, ao equilíbrio, ao conformismo e à morte.

Entre Sonhos
Criado em torno das esculturas do acervo do Museu Internacional de Escultura Contemporânea – MIEC,
e com uma narrativa distópica, “Entre Sonhos” é construído em um contexto de luta pela sobrevivência humana no planeta Terra, em que o livre arbítrio da maioria dos seres humanos é substituído pelo “direito de vontade” instituído por um pequeno grupo, e comunicado a cada indivíduo por uma voz gerada em um sistema algorítmico.

Por: Izaque Botelho/Festival Guarnicê de Cinema