Notícias

Ministro Edson Fachin, do STF, cita artigo publicado por docente e por egresso do PPGDir

publicado: 29/03/2022 17h39, última modificação: 30/03/2022 13h54
Ministro Edson Fachin, do STF, cita artigo de egresso do PPGDIR.png

No dia 23 de março, no Pleno do Supremo Tribunal Federal, em discussão para julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.138, o ministro Edson Fachin citou, como um dos fundamentos de seu voto, o artigo científico do egresso do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema em Justiça da UFMA, mestre Bruno Denis Vale Castro, em coautoria com a professora titular e permanente do Programa Artenira Silva e Silva.

O voto do Ministro Edson Fachin foi acompanhado, por unanimidade, consolidando entendimento do STF sobre a constitucionalidade da Lei nº. 13.827/19, que alterou a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), para permitir que, em casos excepcionais, a autoridade policial afaste o suposto agressor do domicílio ou do lugar de convivência quando for verificado risco à vida ou à integridade da mulher, mesmo sem autorização judicial prévia.

“Um dos principais objetivos da pesquisa acadêmica científica é impactar a realidade social, definindo parâmetros sólidos capazes de nortear decisões e entendimentos a respeito de determinado problema. O trabalho que foi publicado tem atingido seu fim mais importante, impactando decisões da mais alta corte judiciária do país”, afirmou Bruno.   

O artigo científico “A atuação da autoridade policial e do poder judiciário no combate à violência doméstica contra a mulher na cidade de São Luís/MA” foi publicado na Revista Opinião Jurídica (Qualis A1) e pode ser acessado pelo link: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/758

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: