Ministro do TCU reconhece o trabalho da gestão pela evolução de indicadores da UFMA

publicado: 14/12/2021 12h24, última modificação: 15/12/2021 19h29
Ministro do TCU visita a UFMA.jfif

Na sexta-feira, 10, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, a convite do reitor Natalino Salgado, visitou a Universidade Federal do Maranhão. O ministro esteve em São Luís para participar do 8° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado no período de 9 a 11 de dezembro.

Ele é responsável pela implantação do programa de Governança capitaneado pelo TCU, que tem por objetivo trazer ganhos e desempenho às ações do estado, em especial à sua integridade e transparência. Durante a visita, o ministro Augusto falou do papel do TCU no acompanhamento e orientação para a evolução da gestão pública e dos órgãos do estado.

Acompanhado do pró-reitor de planejamento, gestão e transparência, Walber Lins Pontes, o reitor Natalino Salgado apresentou os Indicadores de Governança e Gestão (IGG) apontados no relatório da Universidade, quando ele assumiu a reitoria em 2019 e mostrou sua evolução nesses dois anos de gestão.

O ministro reconheceu o esforço pela melhoria e assumiu um compromisso mútuo de trabalhar para que a UFMA evolua ainda mais com o apoio do TCU, contando, também, com os esforços da gestão. O reitor reconheceu a parceria do TCU, como um órgão não apenas de controle, mas um parceiro de orientação e ensinamentos para que o gestor e a gestão tenham segurança nos seus atos.

Ficou agendada, para janeiro de 2022, uma reunião de trabalho com a equipe técnica do Ministro, em Brasília.

Por: Sansão Hortegal