Ministro do Esporte, André Fufuca, firma parceria com a UFMA para reformas e ampliação dos espaços de esporte e lazer nos câmpus

publicado: 04/03/2024 19h20, última modificação: 04/03/2024 19h20
Ministro do Esporte, André Fufuca firma parceria com a UFMA para reformas e ampliação dos espaços de esporte e lazer nos câmpus

Com o objetivo de modernizar e expandir as instalações esportivas e de lazer na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o reitor Fernando Carvalho, juntamente com toda a administração superior, coordenadores e professores dos cursos de Educação Física, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 04, o Ministro do Esporte, André Fufuca. A reunião teve como foco impulsionar o esporte tanto na própria UFMA quanto nas comunidades circunvizinhas.

Durante a reunião, foi apresentado ao Ministro o projeto do Centro de Excelência em Práticas Esportivas e Paraesportivas da UFMA – Cepeufma, que visa reformar e ampliar o Núcleo de Esporte nos Câmpus São Luís e Pinheiro, que concentram os cursos de Educação Física. O projeto inclui a criação de novas quadras poliesportivas, arenas de beach soccer e futebol society, piscinas semiolímpicas e academias escola. Além disso, pretende-se criar e expandir quadras poliesportivas nos demais centros para a prática de atividades esportivas.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, avalia o encontro de maneira positiva, destacando que, com o apoio do Ministério do Esporte, serão garantidas melhorias significativas para toda a comunidade no que diz respeito ao esporte e lazer.

“Com essa parceria, vamos conseguir alguns recursos para tenhamos mais condições para os nossos alunos, professores, técnicos e para toda a comunidade que também utiliza nossas instalações. A nossa proposta é ampliar nossos espaços de esporte, principalmente porque temos dois cursos de Educação Física na UFMA, tanto em São Luís como em Pinheiro. Precisamos dar atenção aos nossos alunos, oferecendo campos de estágio, melhorando cada vez mais a formação acadêmica”, expressa.

O Ministro do Esporte, André Fufuca, assegurou os apoios necessários para a implementação e reestruturação dos espaços. Em seu discurso, enfatizou a importância da UFMA tanto na formação acadêmica quanto na esfera social.

“A UFMA é um patrimônio do nosso estado, é um patrimônio que o Maranhão carrega, e é importante que nós tenhamos ações como essas. Hoje debatemos questões antigas de estrutura para o esporte em alguns câmpus, estrutura para a própria sede da UFMA. Colocamo-nos à disposição para ajudar na construção e no término de algumas outras construções e, acima de tudo, na reforma de várias dessas estruturas. Temos esperança de que essa parceria trará bons frutos, e, sobretudo, esses frutos gerarão desportistas e amantes do esporte para gerações que virão depois da gente.”

O chefe de departamento do curso de Educação Física de São Luís, Sérgio Augusto Rosa, ressaltou a importância de promover projetos como esse, que asseguram qualidade no ensino e na extensão.

“Eu, na posição de chefe de departamento e docente do curso de Educação Física, vejo como uma ótima oportunidade de melhorar nosso atendimento à comunidade, não só acadêmica, como toda a comunidade do entorno. Sabemos que hoje temos o espaço público, mas o que precisamos é fomentar mais projetos de ação, para que tenhamos programas de saúde, de atividade física, de lazer e entretenimento”, destaca.

O coordenador e professor do curso de Educação Física no Câmpus Pinheiro, Carlos Dias, expressa a expectativa de ver, na prática, a expansão dos espaços que proporcionarão acesso ao esporte por meio do ensino e da extensão na cidade de Pinheiro.

“Temos uma perspectiva grande no sentido de ampliação, teremos um complexo esportivo, uma pista de atletismo, um ginásio mais completo, com estrutura poliesportiva e uma piscina, que vai compor todo esse complexo. Isso permitirá a atuação em vários projetos, não só na parte da pesquisa, como também na extensão. Além disso, poderemos propor também competições regionais, em nível também estadual, por exemplo, os jogos universitários, que poderão ser realizados na Baixada Maranhense. Então, isso vai gerar uma perspectiva grande e, logicamente, ofertará para toda a comunidade um ambiente onde possam fazer atividade física e ter mais qualidade de vida.”

Os próximos passos sinalizam o início dos trabalhos para a reforma e ampliação dos núcleos esportivos.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Gabriel Jansen