Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações visita o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário e garante recursos para conclusão

publicado: 19/12/2022 12h49, última modificação: 20/12/2022 15h06

A Universidade Federal do Maranhão recebeu, nesse sábado, 17, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, que visitou o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário. Acompanhado do reitor Natalino Salgado, o ministro parabenizou pelo espaço e agradeceu a contribuição que a Universidade tem dado à sociedade maranhense e continua oferecendo seus serviços, a exemplo dos trabalhos prestados em Alcântara, onde possui uma área aeroespacial, que é estratégica para o desenvolvimento do país.

“Aproveitamos a vinda para o Maranhão para visitar as obras do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário, que vem contando com recursos do Ministério, um local que se tornará uma referência no país, principalmente para o Nordeste. Atualmente, a sociedade já acessa esses espaços, e, com certeza, teremos, em breve, um novo espaço para a ciência que se tornará atração turística no estado”, afirmou Alvim.

A visita também contou com a presença do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professor Fernando Carvalho Silva, do coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento, professor Antônio José Oliveira, dos professores Mikele Cândido e Carlos Alberto Brito Junior, do diretor de Tecnologias Estruturantes do MCTI, Eduardo Soriano Lousada, do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, e do diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira, Cristiano Trein.

Segundo o reitor Natalino Salgado, esse espaço é considerado um dos melhores do país. Ele lembra que, no passado, o Ministério liberou uma parte dos recursos para a conclusão das obras, onde será instalado o domo e os equipamentos que foram adquiridos em 2014, durante seu segundo mandato. “Para a conclusão, precisamos ainda de um orçamento na ordem de R$ 1 milhão, e ele liberará uma parte desses recursos. Estamos na expectativa de que, até metade de 2023, possamos concluir e inaugurar o Espaço da Ciência e do Firmamento, que já vem recebendo visitas constantes e programadas de jovens que estão na escola — do ensino fundamental e ensino médio”, enfatizou o reitor.

O Espaço da Ciência tem por objetivo popularizar a ciência e despertar a importância do conhecimento. “Esse é um projeto bem desenhado e que fortalece muito a ciência da nossa Universidade e será, em breve, um grande ponto turístico da nossa cidade”, afirmou o reitor.

Saiba mais

No Planetário, o visitante terá acesso a todas essas informações e poderá interagir com vários experimentos científicos e exposições. O Espaço é aberto ao público em geral e também realiza observações astronômicas, que são transmitidas pelo perfil @ilhadaciênciaplanetarioufma no Instagram, cujas lives já ultrapassam mais de seis mil acessos ao todo. O Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário está aberto para visitação, podendo ser feito o agendamento enviando um e-mail para planetario@ufma.br.

No Planetário, também está presente o Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, coordenado pelo professor Oliveira, que é um espaço interativo de ciências e ensino de astronomia composto por telescópios profissionais, sala de vídeo e uma unidade móvel do planetário, que percorre todo o estado aproximando a ciência da comunidade.

O professor destacou que a ciência ainda está muito distante de ser popular no Brasil, por isso a relevância desse espaço. “A importância de trazer os jovens para cá é porque aqui eles vão ter um contato hands on (mãos na massa), pois vão manusear e interagir com os experimentos, e isso vai despertar neles a vontade de fazer ciência”, explicou Oliveira.

Confira as fotos:

Visita do Ministro de Ciências, Tecnologia e Inovações ao Planetário - 17-09-2022

Por: Sansão Hortegal

Fotos: Sansão Hortegal