Miniestação meteorológica no Câmpus de Pinheiro é inaugurada oficialmente em cerimônia virtual

publicado: 16/06/2021 12h51, última modificação: 17/06/2021 13h36

Na terça-feira, 15, foi realizada a cerimônia de inauguração da miniestação meteorológica do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia do Câmpus de Pinheiro. Estiveram presentes para a mesa de inauguração virtual o reitor Natalino Salgado; o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; o presidente do Lions Clube, Wanderley Pinheiro; e o diretor do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia, Alexandre Vitor de Lima Fonseca.

A miniestação meteorológica, uma doação do Lions Clube e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pinheiro (CDL), tem a finalidade de atender às necessidades de ensino nos cursos de Ciências Humanas, Ciências Naturais e Engenharia de Pesca. Com esse equipamento, será possível obter informações sobre temperatura, umidade, precipitação, velocidade e direção do vento, o que beneficiará, além de alunos e professores, toda a sociedade de Pinheiro e a circunvizinhança.

“Essa miniestação vem atender não só às práticas dos nossos cursos, como também a toda a cidade. Serão entregues parâmetros do clima para os veículos de comunicação, e a sociedade vai acompanhar a temperatura, umidade, precipitação e até mesmo a velocidade do vento. É uma parceria feita em nome da ciência. Isso fortalecerá a formação dos nossos alunos e, ao mesmo tempo, a interação com a sociedade de Pinheiro”, declarou o reitor Natalino Salgado.

O vice-reitor Marcos Fábio agradeceu a doação da miniestação e enalteceu o trabalho do diretor Alexandre Vitor em ter buscado essa parceria: “Essa doação é algo muito importante. A gente sabe da dificuldade orçamentária que nós, como instituição, temos, sobretudo no interior. Eu já fui diretor de um câmpus no interior, sei das dificuldades do cargo no dia a dia para resolver questões ligadas a infraestrutura. Então, sempre que a gente tem um parceria, louvamos muito, porque é um exemplo da proatividade de cada diretor, da motivação que cada um tem em sair de seu gabinete e buscar parcerias”.

O presidente do Lions Clube, Wanderley Pinheiro, frisou a importância da miniestação para áreas além da Universidade, como a pecuária e a construção civil: “Toda a região da baixada será beneficiada por meio das informações de rádio e televisão aos nossos pecuaristas, ao agronegócio, que se dá muito bem com essas informações, e também a construção civil, que é beneficiada porque você passa a ter uma determinação de quando é possível colocar, por exemplo, uma boa laje sem chuva para não prejudicar as obras”.

O diretor do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia fez referência aos cursos que serão beneficiados com a miniestação. “É um sonho antigo para nós, da UFMA do Câmpus de Pinheiro, e principalmente dos nossos cursos, como o de Licenciatura em Ciências Humanas, em que nós temos disciplina de Climatologia e precisávamos de equipamentos para a parte prática. Há também benefícios em outros cursos, como Ciências Naturais - Biologia e Engenharia de Pesca, que têm disciplinas afins, nas quais nossos professores terão mais uma ferramenta para aplicar aquilo que é trabalhado em sala da aula em forma teórica”, acrescentou Alexandre Fonseca.

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa

Quer realizar uma divulgação de algum assunto relacionado à UFMA em nosso portal? Acesse divulgacao.ufma.br