Minicurso sobre Educação Inclusiva abordou o uso de tecnologias digitais e assistivas no ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual

publicado: 20/10/2021 10h52, última modificação: 20/10/2021 11h40

Com o objetivo de discutir o uso e a popularização das tecnologias digitais assistivas para pessoas com limitações de visão, foi realizado, no dia 15 de outubro, o minicurso “Educação Inclusiva: o uso de tecnologias digitais e assistivas no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual”, ministrado por Thayna Lobato Melo, graduanda em Biblioteconomia, Câmpus São Luís. O evento fez parte do VI Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.

O minicurso discutiu conceitos teóricos da deficiência, acessibilidade e tecnologias digitais, e analisou o que é feito sobre o tema a nível nacional e mundial. Também foi abordada a inclusão escolar e o acesso a tecnologias assistivas nas escolas brasileiras, ferramentas que ajudam no processo de aprendizagem e de ensino. Ao fim, foram discutidas e verificadas as opções inclusivas já utilizadas por instituições de ensino no país.

Thayna Lobato comentou que a ocasião representou uma conquista pessoal. “Escutar dos conferencistas que foi muito gratificante para eles toda a leva de informações que eu tinha a respeito do conteúdo ministrado me instigou mais ainda a compartilhar o conhecimento que tenho adquirido em relação às pesquisas que desenvolvi na área da educação inclusiva e do uso das tecnologias assistivas e digitais. Ministrar pela primeira vez uma aula no Dia do Professor me fez ficar ainda mais encantada por esta profissão que forma todas as outras profissões”, contou.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque