Metodologia da Pesquisa é tema de minicurso da X Semana Acadêmica do PGCult

publicado: 30/10/2023 09h44, última modificação: 30/10/2023 11h08
Minicurso promete ser uma oportunidade para todos os interessados em aprimorar suas habilidades de pesquisa e construção metodológica
Metodologia da Pesquisa é tema de minicurso da X Semana Acadêmica do PGCult

Um dos minicursos da X Semana Acadêmica do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult-UFMA) é “Seguindo o rastro do percurso metodológico: desvendando os elementos da metodologia como um detetive”, que vai oferecer uma abordagem prática e detalhada sobre a construção do percurso metodológico de estudos acadêmicos. O momento formativo, a ser ministrado pelo professor Jean Monteiro, será realizado no dia 10 de novembro, com início às 14h, no auditório Mário Meireles, localizado no Centro de Ciências Humanas.

A pesquisa acadêmica é uma jornada que frequentemente envolve desafios significativos, e um dos mais cruciais é a elaboração de uma metodologia sólida e bem-definida. Nesse contexto, o minicurso proposto pelo professor Jean Monteiro vai apresentar as ferramentas essenciais para auxiliar estudantes e pesquisadores a superarem esses obstáculos e produzir escritas científicas convincentes.

Durante o minicurso, os participantes serão imersos no universo da metodologia de pesquisa, abordando desde a importância de uma metodologia bem-delineada até a definição clara dos objetivos e questões de pesquisa, a descrição dos participantes, materiais e instrumentos utilizados, os métodos de coleta de dados e a elaboração de protocolos de coleta de informações.

Jean Monteiro compartilha sua visão sobre o minicurso, explicando que a metodologia é uma parte essencial de qualquer pesquisa acadêmica. “Muitas vezes, os estudantes e pesquisadores se sentem perdidos ao tentar estruturar essa seção. Meu objetivo com este minicurso é desmistificar o processo de construção da metodologia e ajudar os participantes a entenderem e aplicar os elementos essenciais de forma clara e eficaz”, explicou o palestrante.

O minicurso "Seguindo o rastro do percurso metodológico: desvendando os elementos da metodologia como um detetive” representa uma oportunidade para todos aqueles que buscam aprimorar suas habilidades de pesquisa e construção metodológica. A participação no evento contribuirá significativamente para a formação acadêmica dos envolvidos na X Semana Acadêmica do PGCult-UFMA.

Sobre o palestrante

O professor Jean Monteiro, palestrante do minicurso, é Jornalista e Pedagogo, com especialização em Educação e Cultura, bem como em Comunicação, Cultura e Tecnologia. Além disso, ele é Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia.

Por: Jean Monteiro