Mestres em Comunicação pelo PPGCOMPro concorrem a prêmios em âmbito nacional

publicado: 04/05/2023 14h48, última modificação: 04/07/2023 14h54
Mestres em Comunicação pelo PPGCOMPro concorrem a prêmios em âmbito nacional

Mais uma vez, a UFMA é destaque nacional, com trabalhos acadêmicos e científicos de reconhecimento. Os mestres pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPro) da UFMA Jeyciane Elizabeth Sá Santos e Jefferson Saylon Lima de Sousa concorrem a premiações da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), respectivamente. A mestre Jeyciane é finalista na categoria “Prêmio Compós Teses e Dissertações Eduardo Peñuela”, já o mestre Jefferson está concorrendo na categoria “Mestrado Profissional dos Prêmios Estudantis”.

A pesquisa de Jeyciane selecionada para a final da Compós é intitulada  “Proposta de plataforma digital para o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo no Maranhão”. Ela descreve a sensação em torno de toda sua dedicação ao longo da sua trajetória acadêmica ser reconhecida. “Isso funciona como incentivo muito valioso para continuar buscando ser uma grande pesquisadora. Ser escolhida como a única representante da UFMA comprova o esforço que venho realizando desde a monografia em parceria com a professora Flávia Moura”, contou.

A mestra em Comunicação disse ainda que a sua tese apresenta um produto que busca reunir informações sobre a trajetória do combate ao trabalho escravo no território maranhense, com o objetivo de facilitar a comunicação do assunto com base na atuação da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Maranhão (COETRAE-MA), inserida no contexto em que conta com a participação de organizações governamentais e não governamentais que acreditam na coletividade para o combate ao trabalho degradante.

Orientadora da dissertação de Jeyciane Elizabeth, a docente Flávia Moura relatou que o estudo realizado é de fundamental importância como contribuição para a universidade pública, pois pode auxiliar no subísidio de políticas públicas tão importantes, como é o caso do combate ao trabalho escravo contemporâneo. “Acredito que o nosso papel como pesquisadores é contribuir para uma sociedade mais justa e com garantia de direitos. E o trabalho de Jeyciane reforça esse compromisso”,

Jeyciane Elizabeth explicou também que, com a assinatura da Lei Áurea, o dia 13 de maio de 1888, ficou conhecido como a data que marca o fim da escravidão, no entanto o trabalho escravo continua sendo uma prática bastante atual. “O meu interesse em elaborar estudos sobre o tema está relacionado principalmente ao contexto no qual o Maranhão está inserido. Dados revelam que muitos trabalhadores são resgatados em diversas cidades brasileiras, sendo que, nesse contexto, o Maranhão é destacado como exportador de mão de obra para esse tipo de crime”.

Para Jefferson Saylon Lima, que está concorrendo ao Intercom 2023 com o estudo “Produção e Gestão de Podcasts: um guia de adoção para organizações”, a sensação é de dever cumprido: “Após dois anos de mestrado, entregar uma dissertação requer relacionar todo o estudo e a produção desenvolvida em um texto coeso, criativo e que explora o conhecimento. Eu interpreto o fato de meu trabalho ser finalista na Intercom como valorização de um caminho de pesquisa. Demonstra que o que discutimos ao longo da pós-graduação está em concordância com o campo da Comunicação”, expressou.

“Propus uma discussão sobre a aplicabilidade do podcast nos planos de mídia das assessorias de comunicação das organizações, sejam elas públicas, privadas ou mesmo do terceiro setor. Apresento, no decorrer da discussão, as características hipermidiáticas do podcast, os principais gêneros e formatos e como isso pode ser adaptado para a criação de um podcast organizacional seja como jornalismo institucional ou marketing de conteúdo”, completou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro