Mestranda em Letras da UFMA lança livro “O mar de vidro”

publicado: 19/01/2024 12h00, última modificação: 25/01/2024 10h46
A obra é o primeiro livro de poemas da autora
Mestranda em Letras da UFMA lança livro “O mar de vidro”

Gabriela Lages Veloso, discente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), lançou seu primeiro livro de poesia, “O mar de Vidro”, em um evento na Academia Maranhense de Letras, o lugar mais importante para a literatura produzida no estado do Maranhão. A obra, que reúne 44 poemas que foram escritos entre os anos de 2021 e 2022, foi publicado em agosto de 2023, pela Caravana Grupo Editorial.

A programação do evento de lançamento contou com apresentações literárias em um sarau literário e palestras do escritor José Neres, da Academia Maranhense de Letras (AML), e da professora Maria Aracy Bonfim, da UFMA.

A obra já conta com resenhas críticas dos escritores Antonio Aílton, da Academia Ludovicense de Letras, e de José Neres, além de ter sido tema do episódio 97 do Podcast Multiversos, apresentado pela poeta Ana Cláudia Santos. “O mar de Vidro” já faz parte do acervo de diversas bibliotecas pelo mundo, como, por exemplo: Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro; Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra; Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Porto, ambas em Portugal.

Gabriela Lages revela os sentimentos de gratidão e realização com obra. "O mar de vidro é o meu primeiro livro literário. É um marco importante, a consolidação da minha carreira de escritora. Estou imensamente feliz com a publicação dessa obra, que é tão significativa para mim, pois fala sobre o espelho, símbolo que estudo no Mestrado em Letras da UFMA. O espelho é representado de diversas maneiras ao longo da literatura mundial, esse é o tema da minha pesquisa de mestrado. O que fiz no meu 'mar de vidro' foi trazer a minha versão poética sobre o espelho, baseada no meu lugar no mundo, minha perspectiva. É uma grande honra ser uma nova voz da literatura maranhense, visto que somos de uma terra rica em poesia. Estou honrada com os feedbacks que tenho recebido dos leitores, dos pesquisadores e do meio acadêmico”, afirmou a autora.

O significado do espelho é bastante abordado tanto na obra quanto nas críticas relacionadas. Para Gabriela, “o espelho, como símbolo, vai muito além do objeto que utilizamos para ver nossas feições. Segundo Chevalier & Gheerbrant (2001), no seu 'Dicionário dos símbolos', o espelho é um símbolo rico em significados, que pode simbolizar a alma, a adivinhação, a ilusão, a lua e o sol, o outro, a sabedoria, o Universo e a verdade. Mas não para por aí. Os significados continuam alargando os seus horizontes, pois, como diria Todorov (2006), cada símbolo tem significados infinitos. O espelho representa ainda os limites entre a vida e a morte, o dito e o não dito, a vaidade, o autoconhecimento e assim por diante. O espelho, como símbolo, se estende ao infinito”, comentou.

A poeta Marta Cortezão fez um breve comentário a respeito da obra e como se encaixa no mundo literário maranhense: “O mar de vidro, da poetisa maranhense Gabriela Lages, nos revela, por meio de uma linguagem poeticamente elegante, a profundidade de dois grandes símbolos universais: a água e o espelho. De um lado, o mar como representatividade do curso da existência humana e a instabilidade de seus sentimentos e desejos; de outro, o espelho, superfície do mar que reflete a imagem contemplada e que a confronta com seus reais abismos, aquele do eu profundo, a alma”.

Saiba mais sobre a autora

Gabriela Lages Veloso é escritora, poeta, crítica literária e mestranda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em 2022, graduou-se em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente, é colunista do Imirante.com. Já colaborou com coletâneas e revistas no Brasil e no exterior. É autora dos livros “Através dos espelhos de Guimarães Rosa e Jostein Gaarder: reflexos e figurações” (Editora Diálogos, ensaio, 2021) e “O mar de vidro” (Caravana Grupo Editorial, poesia, 2023). Além disso, é organizadora da antologia “Poéticas Contemporâneas: uma cartografia da escrita de mulheres” (Brecci Books, 2023).

Para adquirir o livro, basta acessar o link.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras