Mestranda do programa Prodema estuda impactos ambientais no Rio Pimenta, em São Luís

publicado: 04/05/2021 12h41, última modificação: 04/05/2021 23h38

“Para mim a pesquisa representa uma forma de contribuir com a comunidade por meio do conhecimento.  É uma forma de buscar soluções para problemas que nos rodeiam”, conta Potira Manauara Souza Melo, graduada em Oceanografia pela Universidade Federal do Maranhão, Câmpus São Luís, e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, o Prodema. A mestranda estuda a biorremediação das águas do Rio Pimenta, corpo de água que nasce no bairro Turu, em São Luís.

A pesquisa teve início em 2020 e é orientada pela professora Samara Aranha Eschrique, coordenadora do curso de Oceanografia do Câmpus São Luís, e coorientada pela professora Yllana Marinho, coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, Câmpus Pinheiro. “O Rio Pimenta, por ser um corpo de água urbano, sofre muito com o lançamento de esgotos domésticos, e isso influencia até mesmo a balneabilidade de algumas praias da ilha. Então, o intuito do trabalho é que, futuramente, a gente encontre uma forma sustentável e eficiente de remediar essas águas”, conta Potira.

A mestranda faz parte da primeira turma do Prodema, que foi oficializado em 2020. “Na primeira turma, temos uma grande diversidade de temas de pesquisas que abordam o meio ambiente levando em consideração aspectos sociais, ambientais e econômicos. Nossas pesquisas abordam os recursos naturais e as problemáticas envolvendo suas aplicações, os usos e a gestão, além de suas interações com a comunidade local e economia”, explica.

O Prodema na UFMA tem por objetivo o estudo de sistemas costeiros, englobando o golfão maranhense. Por abordar as particularidades da região, como a alta atividade antrópica, as pesquisas podem ajudar a diminuir o impacto socioambiental no local. “É uma área onde se concentram muitas atividades econômicas e com um elevado adensamento populacional, o que, sem o planejamento e gerenciamento adequados, acaba por favorecer muitos impactos ambientais”, concluiu a pesquisadora.

Saiba mais

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, o Prodema, é um programa interdisciplinar na área das ciências ambientais. O programa é parte da Associação Prodema, uma união de programas de pós-graduação de universidades do Nordeste e que foi aprovado na UFMA pela Capes em março de 2020, abrindo vagas para a primeira turma.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa