Mestrado Profissional em Filosofia está com inscrições abertas até 31 de outubro.

publicado: 12/09/2023 10h31, última modificação: 14/09/2023 04h24

Por meio do edital N°006/2023, o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof Filo) abriu o processo seletivo de alunos para ingresso no programa, no período letivo 2024-2026. Com 320 vagas, divididas em 25 estados do país, e com a UFMA recebendo 16 dessas, o processo destina-se a professores e professoras da Educação Básica que lecionam ou que sejam licenciados em Filosofia e que estejam em exercício da docência, com previsão de continuidade nessas condições ao longo do prazo de duração do curso. As inscrições para o processo seletivo são realizadas virtualmente, pelo preenchimento da ficha de inscrição, até o dia 31 do mês de outubro.

O processo seletivo consistirá em duas etapas subsequentes e eliminatórias: avaliação e arguição do projeto de pesquisa. Os candidatos serão pontuados em ambas as etapas do processo seletivo com uma nota, e a pontuação final alcançada individualmente será a média aritmética das pontuações obtidas em cada uma das etapas realizadas. A pontuação de cada candidato será divulgada em edital próprio antes do início da etapa seguinte.

Na primeira etapa, com previsão para a primeira quinzena de novembro, incentiva-se que o projeto de pesquisa aproveite algum desafio ou problema encontrado pelo candidato em sua prática docente como professor de Filosofia na Educação Básica, a ser pensado filosófica e teórico-metodologicamente. Já na segunda etapa, a ser realizada na segunda quinzena de novembro e dedicada aos candidatos que tiveram nota 7 ou superior na primeira etapa, será realizada a arguição do trabalho que compreende uma exposição de até 15 minutos do projeto e um tempo de até 30 minutos no qual os membros das bancas apresentarão suas questões sobre o projeto e os candidatos.

Seguindo o cronograma, no mês de dezembro, quando concluídas ambas as etapas do processo seletivo e respeitados os prazos para eventuais recursos, o colegiado de cada núcleo local se reunirá para homologar os resultados e a lista de classificação dos candidatos aprovados.

Acesse aqui o edital.

Por: Juan Terra