Mesa-redonda do X Fórum de Extensão e do II Fórum de Cultura da UFMA abordou a curricularização da extensão, no Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 18/11/2021 09h58, última modificação: 18/11/2021 20h54
1 | 2
2 | 2

No dia 10 deste mês, durante o segundo dia do X Fórum de Extensão e do II Fórum de Cultura da Universidade Federal do Maranhão, foi realizada, de forma virtual, uma mesa-redonda com o tema “Curricularização da Extensão! E agora? Mudanças nas perspectivas docente e discente”, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Os fóruns foram promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com o objetivo de proporcionar discussões acerca da inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFMA e também causar reflexões sobre mecanismos de difusão da arte e da cultura em meio às restrições do isolamento social. Durante o evento, foram desenvolvidas atividades presenciais e on-line.

Foram convidados para a mesa-redonda os professores da UFMA Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada e Jurandir Eduardo Pereira Júnior, além da professora Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na condição de coordenadora de Extensão do Câmpus do Pici da UFC, a professora Nadja esclareceu a relevância da extensão e compartilhou as atividades desenvolvidas na universidade em que trabalha e relatou os desafios enfrentados pelo seu respectivo departamento.

O diretor da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da UFMA, Jhonatan Almada, abordou a trajetória dos aspectos educacionais, incluindo tópicos da Constituição de 1988 e também do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, defendeu a extensão como prática acadêmica, apresentando o itinerário desenvolvido pela Universidade.

Por sua vez, o coordenador do curso de Licenciatura em Teatro, Jurandir Pereira Júnior, proporcionou uma reflexão acerca do processo de curricularização em relação à prática extensionista, sugerindo que esta não deve ser desvinculada do ensino e nem da pesquisa. Em seguida, apresentou alguns trabalhos que foram desenvolvidos em formato remoto.

Pereira Júnior também falou sobre os avanços observados dentro do curso, a partir da adoção de políticas de extensão no departamento de artes cênicas. “Temos que comemorar os avanços nessa perspectiva, dessa trajetória de observação ampliada que a gente tem da extensão e que eu acredito que perpassa o grau de importância do aluno, mas também dos processos internos da Universidade, de todos os gestores, das compreensões dos conselhos, da compreensão de como isso pode ser paleado nas avaliações dos professores, porque isso também estimula o docente a desenvolver o projeto extensionista”, declarou.

Acompanhe na íntegra a transmissão da mesa-redonda:

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque