Mesa-redonda do III Encontro Internacional de Currículo da Educação reúne líderes de programas de pós-graduação

publicado: 03/10/2022 13h08, última modificação: 04/10/2022 16h12

A mesa ocorreu no dia 29 de setembro, no Auditório Central da UFMA

Desafios, desdobramentos e conquistas foram os principais enfoques debatidos no dia 29 de setembro na mesa-redonda intitulada “Os Desafios da Pós-Graduação no Maranhão: as demandas em face da pandemia e seus desdobramentos na pesquisa e na vida dos pesquisadores”, do III Encontro Internacional de Currículo da Educação e o II Seminário de Narrativa e Políticas Narratividades. O evento contou com a participação de líderes dos vários programas de pós-graduação do estado, entre eles, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult); e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão, além do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado.

A professora do PPGE da Uema Ana Lúcia Duarte destacou que o desafio inicial do curso era o ensino remoto e que hoje, com o retorno das atividades presenciais, o maior desafio é sair dessa modalidade de ensino. Também pontuou as questões emocionais e psíquicas de saúde dos professores e alunos; a formação dos docentes no Brasil; e a questão da jornada e do acúmulo de trabalho que os educadores da pós-graduação são acarretados.

Ela explicou que o PPGE avançou no corpo docente. “Tínhamos, inicialmente, dez professores; hoje, já temos dezessete. Portanto estamos trabalhando para que, na próxima avaliação quadrienal, o programa melhore de conceito e, com isso, futuramente, venha a pleitear o doutorado. Esse é o nosso objetivo”, comentou.

A coordenadora do PPGE da UFMA, Lucinete Marques Lima, relatou que, por mais que a tecnologia tenha possibilidades do sincronismo, as relações não são as mesmas. “Durante a pandemia, recebemos vários alunos de outros municípios maranhenses onde a internet não era boa. Inclusive, o próprio quadro docente da UFMA teve dificuldades em trabalhar com a tecnologia, assim, a Universidade teve preocupação muito grande em formar essas pessoas com o uso de plataformas tecnológicas”, afirmou a coordenadora do PPGE da UFMA.

Na mesa-redonda, o coordenador do PGCult, Flávio Luís de Castro Freitas, fez uma breve apresentação do programa, que tem caráter interdisciplinar inserido na Câmara de Ciências Humanas e Sociais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com área de concentração em cultura e sociedade.

Na ocasião, reafirmou o que as professoras falaram sobre a situação da pandemia. “No período de isolamento social, decidimos não parar em hipótese alguma com nossas atividades acadêmicas, tampouco abreviar nossos prazos. Ou seja, aderimos ao ensino remoto, mas também lembramos que estávamos em meio a uma avaliação quadrienal da Capes, talvez uma das avaliações mais conturbadas, tendo em vista que houve uma ação direta do Ministério Público Federal questionando os critérios e prazos de avaliações”, relatou.

De acordo com ele, o PGCult tinha por projeto a intenção de melhorar a nota de aperfeiçoamento; manter os indicadores; fazer a apresentação de propostas para cursos novos de doutorado – o que está em fase de conclusão, conforme afirmou; sofisticar as redes de internacionalização; e a formação de recursos humanos no campo de concentração cultural e social, privilegiando métodos interdisciplinares habilitados à educação básica e ao ensino superior em gestão de políticas culturais, um dos principais focos do quadro docente do programa.

Um dos maiores desafios, para a coordenadora e professora do PPGEEB, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, foi retornar com as aulas da pós-graduação por meio da plataforma Google Meet, em que o uso e domínio de ferramentas digitais foram um desdobramento aos docentes, bem como realizar a seleção de entrada de discentes para as novas turmas do curso.

“Durante o cenário remoto, ficamos mais rápidos e ágeis. Isso permitiu aos universitários viajar mais rápido nas redes e buscar outras possibilidades de comunicação. A pandemia não imobilizou a Universidade, superamos muita coisa e fomos muito ousados durante esse tempo”, destacou a docente.

Saiba mais

O evento foi realizado pelo Grupo de Pesquisa em Currículo da Educação Básica e pelo PPGEEB, com apoio da Fundação Sousândrade, sob a coordenação da professora Maria José Albuquerque Santos. “A mesa demonstrou que os coordenadores e professores dos programas de pós-graduação não se abateram. A UFMA tem vários programas com notas maiores do que quatro, sendo de fundamental importância para que possamos continuar trabalhando e criar currículo cotidiano dentro da Universidade”, enfatizou a coordenadora.

Mesa redonda do III Encontro de Currículo da Educação e o II Seminário de Narrativa e Políticas Narratividades - 29-09-2022

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras