Notícias

Mensagem de felicitações – Novo curso de mestrado e novos cursos de doutorado da UFMA

publicado: 09/06/2023 11h51, última modificação: 11/06/2023 22h57
Mensagem de felicitações – Novo curso de mestrado e novos cursos de doutorado da UFMA

A Gestão Superior da UFMA, representada pelo reitor, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho e o pró-reitor da Ageufma, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, considerando o resultado divulgado pela CAPES, no último dia 07 de junho, vem expressar publicamente suas felicitações ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM), pela conquista dos doutorados e ao Departamento de Biblioteconomia pela conquista do Mestrado Profissional em Ciências da Informação. 

É importante pontuar que, de 2007 para hoje, o número de cursos de mestrado da UFMA cresceu de 12 para 50 e o de doutorado, de 02 para 18, representando um aumento muito significativo dos nossos programas de pós-graduação strictu sensu. 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM) iniciou-se em 1995 com o curso de mestrado em Química e o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT) iniciou-se em 2010 com o curso de mestrado em Cultura e Sociedade. Desde a criação, esses dois programas vêm amadurecendo e crescendo em importância não só na UFMA, mas também junto a outras instituições locais e nacionais. Nos últimos anos, traçaram seu planejamento estratégico com metas definidas a curto, médio e longo prazos, ações que foram efetivadas por causa da união em seu corpo docente, discente e técnico-administrativo. 

Sabendo do planejamento destes dois programas, a AGEUFMA, liderada pelo Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, constituiu, em 2020, uma subcomissão da CAPGPI, composta por coordenadores dos programas notas 5 e 6 para auxiliarem a AGEUFMA a selecionar programas para participarem do edital “Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG - Amazônia Legal)”.

A comissão formada selecionou doze programas, entre os quais o PGCULT e o PGQUIM. Em uma proposta inovadora, o PGCULT foi convidado a participar de uma proposta com o tema Biodiversidade, e o PPGQUIM foi convidado a participar de uma proposta com o tema Energia.

Tanto o PGCULT, então coordenado pela Profa. Dra. Zilmara de Jesus Viana de Carvalho, quanto o PPGQUIM, então coordenado pela Profa. Dra. Ana Clécia Santos de Alcântara, aceitaram o desafio e construíram, coletiva e respectivamente, os projetos “Conservação da biodiversidade: interface da economia criativa com a qualidade ambiental” e “Consolidação de quatro programas de Pós-Graduação com ações centradas na área estratégica de energia e as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal”.  

O PGCULT se associou no projeto aos Programas de Ciências Sociais, Saúde e Ambiente e Biodiversidade e Conservação, e o PPGQUIM se associou aos programas de Engenharia Elétrica, Energia e Ambiente e Desenvolvimento Socioeconômico. Ambos os projetos foram coordenados pelo Prof. Dr.  Fernando Carvalho Silva e permitiram que o PGCULT e o PPGQUIM recebessem financiamento para a compra de insumos, missões de trabalho, bem como pagamento de publicações, tanto artigos quanto livros. 

Uma vez alcançada a nota 4, o PGCULT, coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Luiz de Castro Freitas, e o PPGQUIM, coordenado pela Profa. Dra. Cláudia Quintino da Rocha, puderam construir as suas propostas de doutorado. Vale ressaltar que uma proposta desse porte não se constrói sozinho, sendo necessário mencionar a importância dos colegiados dos programas, bem como todos os docentes, discentes, corpo técnico-administrativo, CAPGPI, DPG e AGEUFMA. Todo esse esforço levou à aprovação dos dois doutorados, resultado publicado pela CAPES no dia 7 de junho de 2023, o que é motivo de muito orgulho para a UFMA.

Outro fato muito relevante a ser destacado foi a aprovação do Mestrado Profissional em Ciências da Informação, proposta coordenada pela Profa. Dra. Cássia Cordeiro Furtado, do Departamento de Biblioteconomia. Esta proposta foi muito esperada pelo Departamento de Biblioteconomia, pelo CCSO e por toda a UFMA e trará muitos ganhos, em termos de inovação, para um setor tão relevante para a nossa Instituição. 

Tanto a aprovação dos dois doutorados quanto a aprovação do mestrado contemplam metas planejadas no PDI da instituição e, indubitavelmente, receberão todo o apoio da Gestão Superior e da AGEUFMA para iniciarem suas atividades e consolidarem a sua qualidade na formação de recursos humanos qualificados e fazerem ciência de alto impacto na sociedade, melhorando ainda mais os índices da UFMA e do estado do Maranhão.

 

REITORIA DA UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: