Médico do HU-UFMA é conferencista em eventos internacionais

publicado: 01/12/2021 14h08, última modificação: 01/12/2021 15h11

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) se fez presente em diversos eventos internacionais neste ano, com a participação do cirurgião do aparelho digestivo e professor doutor da UFMA, Orlando Torres. Dos sete eventos internacionais, em quatro deles o professor Orlando Torres foi o único representante brasileiro. Os eventos contaram com a presença, mesmo que virtual, dos principais expoentes brasileiros e internacionais da área de cirurgia.

Para Orlando Torres, eventos dessa magnitude servem para dar visibilidade ao que se faz e produz no HU-UFMA. “A nossa participação nesses eventos contribui para evidenciar o hospital no meio científico mundial, mostrando que estamos atentos a evolução tecnológica e das pesquisas na área da saúde, para melhor assistir nossos pacientes e dar uma melhor formação acadêmica aos nossos alunos.”.

Os eventos aconteceram de forma remota devido o momento de pandemia em que passamos, foram eles: o Congresso do Sudoeste Europeu em Belgrado (Sérvia) com a palestra: “Tratamento cirúrgico do câncer da vesícula biliar" no dia 26 de março; o Congresso de Cirurgia de Fígado e Pâncreas da Turquia (Istambul) com a palestra: “Cirurgia de ALPPS para câncer colorretal” em 26 de junho; a palestra no Congresso Americano de Cirurgia de Fígado e Pâncreas com o tema “Manuseio de complicações maiores e cirurgia do fígado” no dia 02 de agosto; a palestra no Congresso Asiático (Bali - Indonésia) de cirurgia de Fígado e Pâncreas com o tema “Tratamento dos tumores neuroendócrinos do pâncreas” em 09 e setembro; a palestra no Simpósio de Cirurgia de Fígado de Hamburgo (Alemanha) com o tema: "Métodos de transecção hepática" que aconteceu no dia 22 de setembro, que contou com a participação de cirurgiões da Alemanha, Japão, Hungria, Guatemala, Suécia, Estados Unidos e Itália; e o 4th International Advanced Liver & Pancreas Surgery Symposium, na Korea, de 27 a 29 de novembro, que seria presencial mas devido às restrições da COVID-19 no país, aconteceu de forma on-line.

Já no único evento realizado de forma presencial, o Congresso Argentino de Cirurgia ocorrido em Buenos Aires, de 09 a 12 de novembro, o tema abordado foi "Management of Incidental Gallbladder Carcinoma". Orlando Torres falou sobre a participação. "Finalmente, após várias apresentações on-line no exterior, devido à pandemia do Covid-19, estamos retornando às participações presenciais, neste caso foi Buenos Aires (Argentina) representando o nosso hospital e a nossa universidade.".

Conheça mais o profissional

Orlando Jorge Martins Torres - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-1987), Mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-1994), Doutorado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-1997) e Livre-Docência em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2000).

Atualmente é Professor Titular e Chefe do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Transplante Hepático, do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência em Cirurgia do Aparelho Digestivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Câncer do Aparelho Digestivo, Cirurgia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas, Videolaparoscopia, Transplante hepático.

Publicado originalmente em 01/12/21, no site do HU-UFMA.

Por: Alexsandra Jácome/Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário