Médica que atuou no HU-UFMA é empossada na Academia Maranhense de Medicina

publicado: 06/12/2021 12h46, última modificação: 06/12/2021 15h54

A neurologista Silvia Raimunda Costa Leite, que já exerceu os cargos de Diretora do Centro de Estudos, Coordenadora do Programa de Residência Médica em Clínica Médica e Coordenadora Geral da Residência Médica no Hospital Universitário da UFMA, tomou posse no dia 26 de novembro, na Academia Maranhense de Medicina. Ele passa a ocupar a cadeira de n° 07, cujo patrono é o médico Ático Pires Seabra e, como ocupante anterior, teve o radiologista José Manoel Ribeiro Bastos.

A nova acadêmica possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, formada em 1976. Tem Cursos de Especialização em Administração Hospitalar na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Neurologia, Residência Médica em Neurologia no Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ e Mestrado em Neurologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos dias atuais, está dedicada inteiramente às atividades médicas na área da neurologia nos hospitais públicos e privados de São Luís e ao magistério, como docente do Curso de Medicina na Universidade CEUMA.

Ela foi conduzida pelos acadêmicos Antônio de Pádua Silva Sousa, Francisco de Alcântara Teixeira Neto e Marília da Glória Martins. A saudação foi feita pelo acadêmico Achilles Câmara Ribeiro.

A neurologista Silvia Leite destaca a importância de poder fazer parte de um lugar de tamanha honra: “Entendo que o coroamento de toda uma vida estudantil, profissional e acadêmica, de um profissional médico, a par de suas atividades estritamente científicas, se oportuniza pelo seu ingresso em uma Academia de Medicina, onde vai ombrear-se com profissionais médicos que, além dos conhecimentos médico-científicos, cultivam o gosto literário, artístico, poético, pela música e pelas artes".

Ela destacou sua gratidão pela oportunidade: “Agradeço aos senhores acadêmicos e às senhoras acadêmicas que me honraram com a confiança expressa na minha eleição para a Academia Maranhense de Medicina, prometendo honrar o nome do Patrono da Cadeira e do colega José Manoel Ribeiro Bastos, dando continuidade aos seus ideários acadêmicos, assim como cumprindo, integralmente, todas as disposições regimentais e estatutárias da Academia Maranhense de Medicina”.

A Academia Maranhense de Medicina congrega os grandes nomes da Medicina do estado. São profissionais que prestam ou prestaram relevantes serviços na área da ciência e da literatura para a sociedade. Os acadêmicos e acadêmicas têm o papel de não permitir que morra a memória de médicos e médicas que deixaram seu nome na história da medicina no Maranhão. Profissionais que se dedicaram a cuidar do próximo, tendo o seu ofício como um sacerdócio.

Publicado originalmene em 06/12/21, no site do HU-UFMA.

Por Danielle Morais