Medalha Sousândrade: UFMA homenageia personalidades do Maranhão

publicado: 25/09/2023 15h34, última modificação: 25/09/2023 15h34
Medalha Sousândrade: UFMA homenageia personalidades do Maranhão

Na última sexta-feira, 22, em uma solenidade realizada no Palácio Cristo Rei, Centro de São Luís, a UFMA celebrou a história de personalidades que contribuíram com a educação e a cultura do Maranhão com a entrega da Medalha Sousândrade.

“Essa medalha honorífica homenageia personalidades por mérito da sociedade ao mesmo tempo que homenageia o próprio Sousândrade, mantendo muito viva a história do nosso poeta e tudo que ele representa para a cultura do estado.”, destaca Natalino Salgado Filho, reitor da Universidade Federal do Maranhão.

Na solenidade, que foi presidida pelo reitor Natalino Salgado Filho, foram agraciados com a Medalha Sousândrade: Allan Kardec Duailibe Barros Filho; Eduardo Salim Braide; Gustavo Pereira Da Costa; Iracema Cristina Vale Lima; Jamil De Miranda Gedeon Neto; José Ferreira Costa; José Carlos Do Vale Madeira; Mauro De Alencar Fecury; Maria Ceres Rodrigues Murad; Sebastião Torres Madeira.

A história dos homenageados se confunde, em algum momento, com a história do Maranhão. Serviram, e ainda servem, à universidade e ao estado, contribuindo para o crescimento do lugar que nasceram ou escolheram criar raízes. “Se você olhar os perfis dos profissionais, eles têm uma história consolidada de trabalho e ter contribuído não só com a nossa universidade mas socioeconômico cultural e educação do nosso estado.”, pontou o reitor.

Com uma longa história trilhada em prol da educação no estado Maria Ceres Rodrigues Murad, reitora e docente do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB, foi uma das homenageadas da noite. Como egressa da UFMA, Ceres Murad não escondeu a emoção em receber a medalha Sousândrade.

“É uma alegria de dentro porque eu sou egressa da UFMA. Estudei na UFMA, comecei minha carreira profissional como professora da UFMA. A UFMA pra mim é algo muito caro. E, pra mim, receber essa medalha, é receber uma homenagem de pessoas realmente que se engajam com a educação, se engajam com as preocupações maiores dessa nossa terra. Os professores da UFMA, essa dedicação deles à UFMA é uma coisa de cada um. Então, a UFMA tem essa coisa de pertencimento e de ver crescer a cidade. Então, quando eu fui escolhida, fiquei muito feliz porque meu vínculo afetivo é enorme.

Também homenageado com a Medalha Sousândrade, o professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho, docente da UFMA e, atualmente, presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), falou em nome dos homenageados, ressaltando que apesar de todos terem uma jornada que justifique a homenagem, todos estão participando e sendo testemunhas da história, lembrando da atual revolução industrial 4.0 - da Inteligência Artificial . Citou ainda o poeta Sousândrade, que a sua época também viu a história acontecer a revolução industrial – da máquina a vapor.

Entrega de Medalha Sousândrade - 22/09

Medalha Sousândrade

Instituída pelo Conselho Universitário (consun), em 22 de setembro de 1981, a Medalha Sousândrade é entregue a profissionais que tenham trabalhado pela instituição e que, ao longo de sua atuação, contribuíram de forma significativa na estruturação, no funcionamento e na projeção da Universidade ao longo da sua existência. A medalha também é concedida a personalidades que, embora não atuem na UFMA, trabalharam em prol da educação e da cultura do Maranhão.

A Medalha leva esse nome devido à figura de Joaquim de Sousa Andrade, publicamente conhecido por Sousândrade, um dos maiores poetas do Brasil. Ele foi presidente do primeiro Conselho Municipal de São Luís, criou escolas municipais mistas e noturnas na cidade, idealizou a bandeira do estado e foi um dos primeiros intelectuais que tentou instituir uma universidade no Maranhão.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade