MEC prorroga até o final do ano o projeto “Alunos Conectados”

publicado: 07/04/2021 14h40, última modificação: 07/04/2021 19h40
1 | 2
2 | 2

Diante do atual cenário e observando as medidas de saúde pública, o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) dão continuidade, até dezembro deste ano, ao projeto “Alunos Conectados”, que tem o objetivo de disponibilizar internet gratuita para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições de ensino superior da rede federal de todo o país.

O projeto, desenvolvido em caráter emergencial devido aos impactos da covid-19, foi prorrogado para atender ao contexto do retorno das atividades acadêmicas, do potencial aumento do quantitativo de alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica, do crescimento de tecnologias da informação e comunicação como meios didáticos e da demanda por conectividade, em especial dos alunos em vulnerabilidade socioeconômica.

Com a decisão, o programa continua atendendo aos alunos já contemplados e abre oportunidade para que outros estudantes possam participar.

Repercussão

Na execução da iniciativa, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), despontou, no ano passado, como a terceira instituição de ensino superior do Brasil que mais distribuiu chips de conectividade por dados móveis e a primeira no Nordeste nesse quesito, com mais de quatro mil chips concedidos aos seus estudantes por meio do programa.

Chips e Tablets

O esforço da UFMA não está restrito aos chips. Antes, a Universidade adquiriu, com recursos captados, mil tablets e fez a entrega aos alunos que se inscreveram em edital específico.

Sobre a RNP

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por quem é mantida, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Turismo, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (Pro-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho.

Com Pontos de Presença em 27 unidades da Federação, a rede conecta 1.529 câmpus e unidades nas capitais e no interior. São mais de quatro milhões de usuários, usufruindo uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de ciência e tecnologia, educação superior, saúde, cultura e defesa.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque