Notícias

MEC e UFMA lançam curso gratuito e autoinstrucional destinado a qualificação de preceptores em saúde

publicado: 09/12/2022 20h55, última modificação: 12/12/2022 18h56
A solenidade de lançamento ocorre no dia 12 de dezembro, a partir das 9h, nos canais institucionais, no Youtube.
MEC e UFMA lançam curso gratuito e autoinstrucional destinado a qualificação de preceptores em saúde.jpeg

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação, realizam nessa segunda-feira, 12, a partir das 9h, o lançamento do curso de Formação de Preceptores para a Educação em Saúde (Forpres). A solenidade será transmitida nos canais institucionais do MEC e da UFMA, no Youtube.

O curso é gratuito e inovador. Busca desenvolver soluções educacionais com o intuito de promover um programa de aperfeiçoamento destinado a preceptores em saúde que atuam na graduação, internato médico e residência em saúde, bem como profissionais em geral com interesse na temática do programa.

O curso

O Forpres é gratuito, 100% on-line e autoinstrucional. Também oferece certificado imediato após a conclusão.

As inscrições para o curso estarão abertas do dia 16 de dezembro de 2022 a 30 de junho de 2023, no site ufmavirtual.ufma.br. As aulas serão iniciadas em 29 de dezembro de 2022, e, nesse mesmo dia, será disponibilizado o Módulo 1 do programa. O curso abordará as práticas pedagógicas que fortalecem a condução do preceptor no processo de ensino-aprendizagem nos contextos de educação em saúde, como os ambientes da graduação, internato médico e residência em saúde.

Coordenado pelo professor Sérgio Henrique da Silva Santos, o curso tem uma carga horária de 180 horas e 120 dias como tempo máximo para conclusão, o programa é dividido em cinco módulos, sendo eles: Módulo 1 - O eu preceptor no contexto da educação em saúde (45h); Módulo 2 - Planejamento, gestão e autoconhecimento (30h); Módulo 3 - Ensino e Qualificação Profissional (45h); Módulo 4 - A Inserção de Tecnologias na Educação (30h); e Módulo 5 - Metodologias Ativas (30h).

O participante aprenderá sobre os princípios, as diretrizes e normativas para a atuação do preceptor no contexto da educação em saúde, bem como a realização de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das ações em preceptoria. O curso também fornecerá subsídios para o reconhecimento das competências e habilidades necessárias para o desempenho profissional do preceptor na realização de supervisão, monitoramento e avaliação nos cenários de prática.

Sobre o coordenador do curso

Sérgio Santos possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1990); residência médica em Clínica Médica e Pneumologia; Especialização em regulação e saúde. Foi docente dos cursos de graduação em Medicina na ESCS, Universidade Católica de Brasília e UniCeub. É atual presidente da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CnRMS), membro da Comissão Mista de Especialidades do Conselho Federal de Medicina (CFM). Foi preceptor de graduação e de programas de residência. Conhece detalhadamente as ferramentas para gestão dos sistemas de assistência em saúde. Tem particular interesse em Gestão de Sistemas de Saúde, Educação em Saúde, Ensino Médico, Humanidade Médica e Profissionalismo em Saúde. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde no Ministério da Educação.

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: