MEC abre vagas para cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês: aulas são on-line e com certificado

publicado: 13/06/2024 14h22, última modificação: 13/06/2024 14h22

A Diretoria de Internacionalização da Ageufma divulga que o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo cursos de idiomas gratuitos com certificação. Esta iniciativa visa atender à demanda daqueles que buscam aprimorar suas competências linguísticas, preparando-se para um mercado de trabalho cada vez mais global e diversificado. Interessados de todo o Brasil tem a chance de aprender francês, inglês ou espanhol, totalmente online, por meio da plataforma Aprenda Mais.

Com uma carga horária média de 40 horas, os cursos de idiomas gratuitos são projetados para se adaptar a diferentes níveis de aprendizado e necessidades individuais. Desde os conceitos básicos até aplicações específicas em diversos contextos profissionais, os cursos oferecem a flexibilidade necessária para que o aluno possa aprender no seu próprio ritmo.

Cursos gratuitos de Espanhol:

Os cursos de Espanhol disponibilizados pelo MEC cobrem uma vasta gama de competências linguísticas e culturais.

O conteúdo dos cursos Espanhol 1 a 5 abrange fundamentos como saudações, o alfabeto, e o uso de verbos essenciais nos tempos presente e futuro, além de expressões culturais básicas e vocabulário relacionado a viagens, saúde e orientação espacial. Esses níveis preparam os alunos para interações cotidianas e introduzem verbos em diferentes tempos.

Progredindo, os cursos Espanhol 6 a 10 ampliam a proficiência dos alunos com tópicos mais complexos, como a conjugação de verbos em tempos passados, uso avançado de preposições, vocabulário especializado para eventos acadêmicos e nuances culturais profundas, incluindo literatura cubana e telenovelas. Esses cursos desenvolvem a competência comunicativa para situações mais complexas e discussões detalhadas sobre variedades linguísticas e culturais.

Cursos gratuitos de Inglês:

Os cursos de inglês disponibilizados pelo MEC abrangem uma ampla gama de tópicos, desde o básico até aspectos mais avançados.

Nos níveis iniciais, os alunos aprendem sobre identificação pessoal, localização, transporte, família e rotinas diárias, avançando para tópicos como clima, esportes e lazer. A gramática básica também é abordada, incluindo o uso de tempos verbais no presente e pronomes possessivos.

À medida que progridem, os cursos introduzem vocabulário relacionado a viagens, alimentação, saúde e ambientes acadêmicos e profissionais. Há ênfase em estruturas gramaticais mais complexas, incluindo verbos modais, diferentes tempos verbais do passado e futuro, além de cláusulas relativas e uso avançado de conjunções. Esses cursos são projetados para desenvolver habilidades práticas de comunicação em inglês para uma variedade de contextos.

Cursos gratuitos de Francês:

O MEC está oferecendo três cursos gratuitos de francês, cada um focado em uma área de aplicação distinta. O curso “Francês Aplicado à Gestão” aborda temas como destinos turísticos, aeroportos, reclamações, saúde e segurança. Com uma carga horária de 40 horas, o curso é voltado para estudantes e profissionais da área, exigindo compreensão de leitura em francês e equipamento com áudio e vídeo. A conclusão deve ser feita até 31/07/2024. Outro curso disponível é o “Francês Aplicado à Produção e Atendimento”, que se concentra em hospedagem, reservas e serviços de restauração. Com duração de 30 horas, é direcionado a estudantes e profissionais e também requer compreensão de leitura em francês. Além disso, o curso “Francês Básico” abrange apresentações, vida cotidiana e descrições em aeroportos, sendo ideal para estudantes do ensino médio e superior. Todos os cursos são autoinstrucionais, com um prazo mínimo de conclusão de 5 a 6 dias.

Inscrição nos cursos gratuitos de idiomas do MEC

Para se inscrever nos cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelo MEC, os interessados devem acessar a plataforma Aprenda Mais e se inscrever na categoria “Idiomas, Línguas e Literatura”. Esta é uma oportunidade inigualável de investir em sua educação e desenvolvimento profissional, com a garantia de qualidade.

É importante verificar os requisitos e prazos específicos para cada curso. Após concluir a inscrição, os candidatos receberão uma confirmação por e-mail com detalhes adicionais sobre o acesso ao curso e materiais didáticos.

Por: Lucio Silva/Ageufma