Mais uma edição da Campanha “Palavras que Curam” é iniciada no HU-UFMA

publicado: 18/12/2023 16h02, última modificação: 18/12/2023 22h02
Ela leva mensagens de carinho para pacientes internados durante o Natal. Saiba como participar!
Mais uma edição da Campanha “Palavras que Curam” é iniciada no HU-UFMA

Sabia que, com uma simples frase de carinho, você pode mudar o dia de uma pessoa? Imagine alguém internado em pleno Natal, sendo surpreendido com mensagens de fé e renovação! Você pode fazer parte dessa iniciativa, juntando-se à Campanha do Palavras que Curam, do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ela está em sua 5ª edição e vem transformando a rotina dos pacientes internados nesse período.

Para participar, é simples. As mensagens devem ser enviadas para o email: palavrasquecuram@huufma.br até o dia 19 de dezembro. Não importa de onde você é, a possibilidade de enviar por meio eletrônico contribui para que o máximo de pessoas participem dessa corrente do bem. A equipe do HU-UFMA, conduzida pela Humanização, está transcrevendo à mão todas as mensagens que chegam. A entrega será realizada na manhã do dia 22 de dezembro, nas unidades hospitalares, Materno Infantil e Presidente Dutra.

O coordenador da equipe de Humanização, Luís Carlos Almeida, reforça a importância dessa iniciativa. “As palavras que curam vêm para diminuir o impacto negativo da internação e para fazer com que os pacientes saibam que são importantes. É uma forma de a gente abraçar e trazer carinho para eles, que deveriam estar celebrando esse momento com a família, mas precisam estar afastados. As palavras chegam para, literalmente, curar as dores da internação”, comentou Luís.

Como forma de diminuir o vazio e levar alegria, o dia da entrega das cartinhas envolve muitos voluntários do hospital, que, ao som de músicas natalinas, percorrem os leitos para entregar as cartinhas para cada paciente internado. No ano passado, foram mais de trezentas cartas entregues, vindas dos mais diferentes lugares.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA