Mais de sessenta estudantes recebem o grau envolvidos por emoção e gratidão, no Câmpus de Codó

publicado: 06/10/2022 18h42, última modificação: 07/10/2022 00h31
Mais de sessentas estudantes recebem o grau envolvidos por emoção e gratidão.jpg

Para alguns, a intuição é algo forte e levada muito a sério. Foi o que aconteceu com Ana Glizelda Oliveira, que, nessa quarta-feira, 5, recebeu, no Centro de Ciências de Codó (CCCo), o grau de Licenciada em Ciências Naturais – Biologia. Ela conta que seu desejo era fazer o curso de História, mas, quando foi se inscrever para o Enem, algo sussurrava em seu ouvido dizendo para fazer Biologia.

O fato ocorreu em 2012, quando ela, acreditando na mensagem que lhe era passada constantemente em sua cabeça, ingressou na Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Codó. Glizelda descreveu sua trajetória de luta, garra, perseverança e resiliência, qualidades que foram fundamentais para que, dez anos depois, ela conseguisse se formar em Ciências Naturais – Biologia.

“Desde os quinze anos, eu trabalhava de dia e estudava à noite. Quando ingressei na Universidade, percebi o grau de dificuldade que era. Ao iniciar a graduação, foi tudo bem difícil. À época, a Universidade em Codó ainda estava se consolidando e avançando, então encontrávamos alguns obstáculos. Durante toda essa trajetória, tive problemas de saúde, precisei passar por algumas cirurgias, e todos esses procedimentos me fizeram afastar-me um pouco da Universidade. Em nenhum desses momentos, deixei-me abater. A cada momento que interrompia minhas atividades na UFMA, eu voltava cada vez mais forte e determinada a cumprir minha missão e concluir o curso de Biologia”, lembrou Glizelda.

Ana Glizelda Oliveira.jpg

Com várias idas e vindas, a formanda, que também foi a oradora oficial da solenidade, enfatizou que receber o grau na Universidade se resume em uma palavra: resiliência. O substantivo, para ela, é tão forte que resultou no nome da turma. “Superamos os desafios que a vida nos deu no caminho, o que contribuiu para que nos tornássemos mais fortes e vencermos todos os obstáculos impostos pela vida. Tivemos o apoio incansável dos nossos professores, que sempre nos incentivaram a seguirmos adiante”, completou.

Essa alegria de estar inserida entre os 62 formados do CCCo também esteve compartilhada na mente e no coração de Nadia Alynne da Silva, do curso de Pedagogia. “Eu sou a primeira pessoa a formar na minha família. É um marco histórico na minha vida e na dos meus pais. Também, quando ingressei no curso, tive muitas dificuldades, assim como na época crítica da pandemia, em que tivemos diversos obstáculos, como as aulas remotas, que eram um desafio para todos nós”, afirmou.

Natural de Codó, Nádia fala da sua emoção em ser a primeira da família a receber o grau. “Gera uma expectativa muito grande, porque os meus pais não tiveram essa mesma oportunidade. Então, há uma expectativa em trazer esse orgulho para os meus pais”, contou.

Na solenidade, o reitor Natalino Salgado destacou que o diploma que os formandos recebem é um reconhecimento coletivo, fruto de muitos outros que acreditaram nos potenciais desses estudantes. “É, ao mesmo tempo, individual, resultado da dedicação singular de cada um. Vejo aqui não apenas um público novo de profissionais nas áreas da Biologia, História e Pedagogia, enxergo, em cada sorriso e em cada olhar, uma cumplicidade com dezenas de familiares e amigos que embarcaram nesta mesma jornada, por meio do incentivo em palavras e ações para que o que era apenas projeto se tornasse concretude”, enfatizou.

Mais de sessentas estudantes recebem o grau envolvidos por emoção e gratidão, no câmpus de Codó - 05-10-2022

Reconhecimento

Para homenagear os estudantes que tenham concluído o curso no período do tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-Reitoria de Graduação; não tenham mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos; não tenham reprovações nem trancamentos em componentes curriculares; não tenham sofrido qualquer sanção disciplinar; e tenham índice acadêmico igual ou superior a 8,0 (oito)., a Universidade Federal do Maranhão, por meio da resolução Consun nº 361, de 8 de novembro de 2021, concede a honraria Dignidade Universitária Mérito Estudantil.

Na solenidade, o diploma foi entregue pelo diretor do Centro de Ciências de Codó, Arlane Vieira, pelo vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos e pelo reitor Natalino Salgado, aos formandos Thiago Brito da Silva, do curso de Ciências Humanas - História; Antonia Lisboa dos Santos, do curso de Ciências Naturais - Biologia; e Sarah Luz da Conceição, do curso de Pedagogia.

Para Antônia, a entrega desse diploma é o símbolo de um reconhecimento por tudo que passamos na Universidade, ao longo do curso. “A honraria representa as noites maldormidas que temos por estarmos fazendo trabalho ou estudante. Quando recebemos esse diploma e esse reconhecimento, é uma emoção muito grande, é a realização de todos os nossos sonhos”, afirmou.

Reunião com Servidores

Momentos antes de iniciar a cerimônia da outorga do grau, o reitor Natalino Salgado, acompanhado da sua comitiva de pró-reitores, diretores e superintendentes, esteve reunido com os servidores (técnicos-administrativos e professores), no auditório do câmpus para dialogar, receber demandas e sanar dúvidas que envolvam os eixos orçamentários, da tecnologia da informação, da extensão, de recursos humanos, da pesquisa e da pós-graduação, e da infraestrutura.

Reunião com servidores do Câmpus de Codó - 05-10-2022

Por: Sansão Hortegal