Luiz Pazzini é homenageado pela Revista “Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas”

publicado: 29/04/2022 14h11, última modificação: 29/04/2022 16h02
Luiz Pazzini é homenageado pela Revista Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas.jpeg

A Revista “Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas”, em sua última edição, lançou o volume “Dossiê Luiz Pazzini – Teatro de Memórias e Processos Educativos”. Com o objetivo de discutir as práticas artísticas e pedagógicas elaboradas e difundidas pelo professor Luiz Pazzini, o periódico homenageia, in memoriam, o artista, considerado como um dos principais nomes do teatro maranhense.

A obra reúne artigos, entrevistas, ensaios de memória e/ou experiências relacionadas à carreira do artista. Os organizadores são Gilberto dos Santos Martins e Victor Silper, ambos ex-alunos do artista. Gilberto é egresso do curso de Licenciatura em Teatro, e Victor é egresso do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFMA, além de fazer parte do grupo de teatro, “Cena Aberta”, do qual o professor foi fundador em 2001.

O convite para a elaboração da revista foi do professor Narciso Telles, que era amigo de Pazzini. Ele atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e é editor-chefe da Revista Rascunhos. O periódico, especializado em artes cênicas, faz parte da Universidade Federal de Uberlândia. Segundo Gilberto, o convite foi feito por meio das redes sociais, e os trabalhos iniciaram-se no começo do ano passado. O Grupo Cena Aberta é o responsável pelo acervo do artista.

Victor conta como é fazer parte da construção desse dossiê. “É uma gratificação muito grande porque parte desse processo, de tentar catalogar, difundir, organizar e manter todo o acervo, vem com a revista, em direção à ideia da difusão e da patrimonialização do saber por meio da obra de Pazzini. Ele foi essa pessoa, que, dentro dos seus ensinamentos, foi responsável por uma leva de formação de artistas. O Cena Aberta sempre foi um celeiro de artistas do Maranhão”, pontuou.

Gilberto explica que o professor sempre levava os alunos de um lugar confortável para uma situação de incômodo o tempo inteiro. “Estávamos sempre em processo, sempre nos construindo. Ele também sempre nos alertava em relação à ética, disciplina, ao estudo, à política. Eram palavras repetidas por ele o tempo todo em diversas situações. Ele foi muito importante para minha formação”, afirmou.

Para ler o dossiê, basta acessar a página da Revista Rascunhos. Nesta sexta-feira, 29, completam-se dois anos da morte de Luiz Pazzini. O mês de abril marca o retorno do Grupo Cena Aberta, após o falecimento do seu fundador. Hoje, está previsto o lançamento de um vídeo nas redes sociais e um encontro presencial na sede do grupo. Para saber mais, siga o Instagram @cenaaberta.

Saiba mais

Luiz Pazzini era ator, encenador e professor aposentado do departamento de Artes Cênicas da UFMA, onde iniciou a docência em 1992. Paulista, morou no Maranhão por mais de 20 anos. Na década de 90, foi o responsável pela inserção do teatro contemporâneo. Em 2005, foi responsável pela criação do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade.

Infelizmente, em 29 de abril de 2020, faleceu aos 66 anos, em decorrência da covid-19. Após sua morte, recebeu o título de Doutor Honoris Causa. Entre tantos legados, deixou o grupo de teatro “Cena Aberta”, veiculado ao curso de Teatro da UFMA.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro