Livro "Rodas Negras" será lançado nessa terça-feira, 5, no Centro de Ciências Humanas

publicado: 04/12/2023 14h24, última modificação: 04/12/2023 15h30
Livro "Rodas Negras" será lançado nessa terça-feira, 05, no Centro de Ciências Humanas

O Núcleo de Humanidades e o Centro de Ciências Humanas (CCH) convidam a comunidade acadêmica da Universidade e o público em geral para o lançamento do livro "Rodas Negras – Capoeira, Samba, Teatro e Identidade Nacional", uma obra de autoria do documentarista, capoeirista e doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Pereira. O evento será realizado nessa terça-feira, 5, às 16 horas, no Auditório Mário Meireles, localizado no CCH, na Cidade Universitária Dom Delgado.

O livro, dividido em seis capítulos, é fruto da tese de doutorado do historiador, realizada na UFRJ com intercâmbio doutoral na Universidade de Harvard, construída após longa pesquisa em jornais das primeiras décadas do século XX. Na obra, Roberto Pereira ressalta as complexas manifestações de resistência do povo negro e seu papel na formação da identidade nacional.

O autor aponta que a literatura, histórica e sociológica que discute a identidade nacional comumente destaca o agenciamento do Estado e dos intelectuais na escolha e construção dos símbolos nacionais, enquanto os detentores das culturas que se tornaram símbolos, como a capoeira, o samba, o frevo, o bumba-meu-boi eram frequentemente silenciados. “Nesse livro, eu destaco o papel fundamental da comunidade negra  e seu envolvimento direto na construção desses símbolos. Longe de vítimas da história, eles foram protagonistas, ao longo dos séculos, preservando essas culturas e atuaram firmemente na promoção dessas práticas como símbolos nacionais”, destacou o autor.

Segundo a organização do evento, a atividade inicia uma nova temporada de eventos organizados pelo Núcleo de Humanidade, que terá como intuito fomentar a difusão científica da produção acadêmica da comunidade do CCH, bem como receber e divulgar trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores visitantes da área das Humanidades.

A cerimônia de lançamento contará com a presença do professor Rosenverck Estrela Santos, coordenador do curso Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Liesafro),  enriquecendo o debate em torno das temáticas abordadas no livro. De acordo com Rosenverck, o livro é de suma importância para o entendimento da cultura Afro-brasileira e subsídio fundamental para uma prática educacional antirracista.

“É um livro que nos traz o protagonismo negro e popular na contrução da identidade nacional brasileira e na luta contra a política de embranquecimento e teorias raciais implementadas pelo Estado no fim do século XIX e primeiras décadas do século XX. A obra, além de redimensionar o protagonismo negro, desconstrói toda a política racial discriminatória dos governos federal, estadual e municipal de vários entes da federação”, pontuou o professor.

O evento contará também com a participação especial da cantora, compositora e atriz Anastácia Lia, que contribuirá com a sua perspectiva crítica sobre a obra.

Sobre os participantes da mesa de lançamento:

Roberto Pereira é ludovicense, documentarista, capoeira, licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem ainda Pós-Doutorado por essa mesma Instituição. É autor de Rodas Negras – capoeira, samba, teatro e identidade nacional (Perspectiva, 2023) e “A capoeira do Maranhão entre as décadas de 1870 e 1930 (IPHAN,2019). Foi “Visiting Fellow” no Departamento de História da Universidade de Harvard.

Prof. Dr. Rosenverck Estrela Santos é graduado em História, mestre em Educação e doutor em Políticas Públicas (PPGPP) pela UFMA. É professor da UFMA exercendo atividades docentes (ensino, pesquisa e extensão) na Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Liesafro). Participa do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Niesafro) e do Grupo de estudos e pesquisas Movimentos Sociais, Questão Social e Identidades - (GEMS-QI). É atualmente coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. É Professor permanente do PROFHistória e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da UFMA.

Anastácia Lia é atriz, compositora e cantora. Indicada atriz revelação 2023 no Prêmio Bibi Ferreira.

Por: Alan Veras