Notícias

Livro que conta a história da implantação da TV UFMA foi lançado nessa sexta-feira, 14, no Palácio Cristo Rei.

publicado: 17/07/2023 14h13, última modificação: 17/07/2023 20h10
Livro que conta a história da implantação da TV UFMA foi lançado nessa sexta-feira, 14, no Palácio Cristo Rei.

Na noite dessa sexta-feira, 14, no Palácio Cristo Rei, foi lançado o livro “Diário de bordo: nas ondas da TV UFMA – memória de implantação e dos anos iniciais de funcionamento da primeira TV universitária do Maranhão”. A obra tem autoria do professor Natalino Salgado, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e do professor Silvano Alves Bezerra da Silva, primeiro diretor da TV UFMA.

Na ocasião, estiveram presentes colaboradores, estagiários, técnicos e servidores que fazem parte da TV UFMA, além de professores do Departamento de Comunicação da Universidade, o vice-reitor, Marcos Fábio, superintendentes e pró-reitores.

Sobre o livro - O livro traz um apanhado histórico sobre o processo de implementação e operação da TV UFMA instalada no Câmpus Dom José Delgado, em São Luís. Foram necessários 7 anos e 8 meses de trabalho contínuo, em diferentes frentes, para que a TV entrasse em operação, em 5 de agosto de 2015, até a conclusão desse ciclo de implantação com a inauguração, ocorrida na noite festiva de 7 de outubro daquele ano. A partir de então, a UFMA ingressou em outro patamar de comunicação rápida com a coletividade maranhense, ao levar a imagem e a voz de seus muitos pesquisadores e especialistas para além dos muros da instituição acadêmica, com a ambição de colaborar para a melhoria do patamar informativo da audiência.

Os autores salientam que as excelentes instalações da emissora do Bacanga foram projetadas para atender às necessidades de uma TV-escola, cuja função é, então, a de favorecer a formação de estudantes universitários na seara da comunicação pública, e em condições de abrigar cerca de 60 estagiários, de 30 a 40 técnicos, em diversas funções, além de mais 8 ou 10 professores.

Lançamento do Livro TV UFMA - 14-07-23

Contribuição da obra e da TV UFMA - Para Silvano Bezerra, primeiro diretor da TV UFMA e coautor da obra, o livro traz uma contribuição relevante para a comunidade acadêmica e sociedade no geral, pois é arcabouço teórico e prático de um dos maiores projetos da Universidade. “É uma prestação de contas, pois estamos entregando para a comunidade aquilo que foi feito no campo televisivo. Não foi um projeto fácil, foi um projeto audacioso. Fico muito feliz com aquilo que fizemos na TV UFMA, pois é um patrimônio da Universidade e do povo maranhense. É uma televisão pública de qualidade. Nós nos orgulhamos de um trabalho como esse” expressa.

A atual diretora da TV UFMA, Cecília Leite, reforça o compromisso da TV perante a comunidade universitária e a população, que consome um conteúdo público de qualidade. “Do início da TV UFMA até os dias atuais, a TV vem seguindo uma trajetória ascendente de crescimento e de expansão. Hoje estamos na TV a Cabo, na internet, entre outras plataformas, a televisão está migrando para múltiplas telas e, sobretudo, tem avançado na produção de conteúdo educativo de qualidade. Nós estamos muito satisfeitos com o lançamento desse livro, pois narra o início da história da TV e com certeza vamos construir novos capítulos para esse diário de bordo, uma história de sucesso, em que vamos continuar contribuindo tanto para a formação dos alunos quanto para a produção de conteúdo de uma sociedade melhor” destaca.

Em seu discurso, o reitor da UFMA e também coautor do livro, Natalino Salgado, reforçou o compromisso da instituição em oferecer campos de estudo e práticas para a formação discente e docente. Por essa razão, o reitor defende a importância da TV UFMA para a comunidade acadêmica e para a população que consome o conteúdo jornalístico produzido por meio dela.

A TV UFMA opera no canal aberto: 16.1, também é transmitido do canal do youtube, pelo site da TV e no site da UFMA, e nos canais fechados Net/Claro: 17, Sky: 316 e TVV:16.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: