Liga de Atenção à Saúde Mental do curso de Enfermagem da UFMA realizará primeira aula aberta do semestre

publicado: 19/08/2021 11h24, última modificação: 19/08/2021 15h12

A Liga de Atenção à Saúde Mental (Lasam), do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Imperatriz, realizará, no dia 26 deste mês, com início às 18h30, a primeira aula aberta do semestre, com o tema “Roda de conversa: Capacitação para atendimento das condições excepcionais no ensino remoto e presencial de alunos neurodiversos”. A aula ocorrerá por meio da plataforma Google Meet, e o link da transmissão será disponibilizado para os participantes no dia do evento.

A aula conta com a participação do acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro Dilean Sales, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Asperger, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Dislexia e Disgrafia. O palestrante compartilhará um pouco sua trajetória acadêmica e sua opinião a respeito dos conhecimentos necessários em relação à forma de aprendizagem de alunos neurodiversos.

Para a estudante de Enfermagem e vice-presidente da Liga de Atenção à Saúde Mental, Brenda Marinho, a falta de conhecimento da comunidade acadêmica a respeito da temática foi o que levou à realização desse evento. “O despreparo reconhecido tanto em questões de aprendizagem como em infraestrutura despertou a atenção da Liga para debruçar-se sobre a temática e tornar possível a disseminação de conhecimentos, para que as necessidades e demandas de acadêmicos neurodiversos possam ser contempladas e compreendidas por todas as comunidades”, comentou.

Brenda Marinho acrescentou que a organização espera que o evento leve conhecimento e que todos possam entender mais a respeito do tema. “As nossas expectativas é que os objetivos sejam cumpridos, que os participantes possam absorver ao máximo a temática, compreendendo e refletindo acerca das limitações que acadêmicos neurodiversos possuem”, finalizou.

A roda de conversa será aberta para toda a comunidade acadêmica, com inscrições gratuitas por meio do site oficial do evento e abertas até o dia 26 deste mês. A organização preparou ainda certificação de quatro horas que disponibilizará ao final do encontro para todos os participantes.

Por: Rutielle Alves

Produção: Laís Costa