Notícias

Liga Acadêmica de Tanatologia realizará evento virtual no dia 12 de abril para discutir a bioética no processo de doação de órgãos

publicado: 19/03/2021 12h05, última modificação: 22/03/2021 14h50
1 | 2
2 | 2

A Liga Acadêmica de Tanatologia da UFMA, a também chamada Liga Thanatos, realizará, no dia 12 de abril, às 15h, o encontro virtual “A perspectiva bioética da tanatologia e do processo de doação de órgãos no Brasil”. O evento tem por objetivo debater a questão ética do serviço profissional no processo de doação de órgãos e foi idealizado pelas docentes do curso de Enfermagem do Câmpus São Luís Flávia Baluz, Elza Lima e Nair Portela. As inscrições estão abertas no SIGEventos, e o debate será transmitido por meio da plataforma Google Meet.

“A doação de órgãos envolve questões complexas e delicadas, e a bioética constitui importante referencial na busca por compreendê-las. Por isso foi idealizado o evento, promovido pela disciplina de Ética e Bioética do curso de Enfermagem”, conta Andressa Bastos, diretora de Ensino e Pesquisa da Liga Thanatos.

A tanatologia e a sensibilidade

O tema de estudo da Liga Thanatos, a tanatologia, é um conceito multidisciplinar. A vertente científica tomou força após a Segunda Guerra Mundial, com os estudos do psicólogo estadunidense Herman Feifel, considerado um pioneiro nos estudos do que a tanatologia propõe: uma visão sobre a morte e o morrer.

Algumas áreas de estudo em Tanatologia são: luto, doença avançada, morte com dignidade, questões bioéticas, cuidados paliativos, doação de órgãos e transplante, suicídio e comportamentos autodestrutivos, aproximação da morte e formação de profissionais de saúde e educação. “Observando essas áreas, entende-se que a tanatologia é uma ciência que se consolidou com o objetivo de humanizar as relações no momento da morte”, explica Andressa.

Durante a pandemia da covid-19, segundo a agência de notícias Agência Brasil, a porcentagem de doação de órgãos caiu em mais de 40% em comparação aos anos anteriores. “Falar da temática, realizar eventos e encontros é extremamente necessário, pois o intuito é sensibilizar a sociedade sobre a importância dessa prática, principalmente, neste momento”, acrescenta a diretora.

Andressa destaca que um dos grandes entraves para a doação de órgãos é a negação de familiares: “Por isso há a necessidade de falar sobre quais órgãos podem ser doados, quem pode doar, as formas de doação, os aspectos éticos e legais, assim como outras informações”, adiciona.

A Liga Thanatos

A Liga Acadêmica de Tanatologia está em atividade desde 2007, com sede no Departamento de Enfermagem do Câmpus São Luís, também vinculada ao Hospital Universitário (HU-UFMA), desempenhando atividades multidisciplinares e multiprofissionais. Atualmente, a Liga conta com membros dos cursos Psicologia e Serviço Social do Câmpus São Luís, além de colaboradores do curso de Enfermagem.

As atividades realizadas variavam entre a atuação em ambulatórios e em unidades de saúde. Atendimentos domiciliares e outras diversas iniciativas foram reformuladas durante os tempos de isolamento social. A liga também está realizando capacitações on-line, promoção de cursos, construção de publicações on-line e cartilhas educativas e a continuação de projetos de pesquisa com coletas de informação virtualmente, priorizando o autocuidado durante a pandemia.

As atividades podem ser acompanhadas no Instagram da Liga Thanatos.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: