Liga Acadêmica de Enfermagem na Atenção Básica do Câmpus de Pinheiro realizará I Simpósio Norte-Nordeste de Atenção Primária à Saúde

publicado: 18/11/2021 15h22, última modificação: 18/11/2021 20h41

Entre os dias 24 e 26 de novembro, será realizado o I Simpósio Norte-Nordeste de Atenção Primária à Saúde, com a temática “Desafios e estratégias inovadoras para a organização da atenção primária à saúde no âmbito do SUS”, evento construído em parceria da Liga Acadêmica de Enfermagem na Atenção Básica da UFMA do Câmpus de Pinheiro com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Câmpus Altamira. As inscrições para estudantes e profissionais da saúde podem ser feitas de forma gratuita até o dia 23.

Serão diversos palestrantes em três dias de evento, sempre no horário das 16h às 20h50, abordando assuntos como metodologias práticas para a elaboração de uma revisão integrativa; as inovações tecnológicas e o fazer saúde na atenção primária à saúde; desafios enfrentados por enfermeiros no gerenciamento de uma unidade básica de saúde; elaboração dos diagnósticos de enfermagem com base na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (Cipe); interpretação de exames laboratoriais na atenção primária; empreendedorismo na enfermagem; práticas avançadas da enfermagem no contexto de atenção primária (APS), entre outros.

Saiba mais

A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem por característica ser um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Seu objetivo é ainda desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades, organizando o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Para mais informações sobre o evento e palestrantes e realização de inscrições, acesse o site do Simpósio.

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa