Liga acadêmica de Enfermagem de Pinheiro promoverá, nesta semana, palestras e minicurso sobre tecnologias aplicadas ao cuidado de feridas na atenção básica

publicado: 13/07/2022 13h16, última modificação: 14/07/2022 17h29

Com palestras e minicurso abordando variados temas, será realizado, nos dias 14 e 15 de julho, o evento técnico-científico “Tecnologias aplicadas ao cuidado de feridas na atenção básica”, com o tema “Enfermagem em atenção primária e enfermagem em estomaterapia”. O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Enfermagem na Atenção Básica (Laeab), em parceria com a Coordenação de Enfermagem do Centro de Ciências de Pinheiro, no formato híbrido, com minicurso presencial e palestras on-line em transmissão no canal da Laeab no Youtube

O público-alvo são estudantes e profissionais de enfermagem, e as inscrições estão abertas até hoje, 13 de julho, no Sigeventos. O objetivo da iniciativa é fornecer subsídios aos enfermeiros e estudantes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e evidenciar o trabalho dessa categoria profissional na APS, suas práticas, conquistas e os desafios do cuidado ao indivíduo com feridas.

Na quinta-feira, 14, haverá a palestra de Luciano da Silva Viana, enfermeiro e bacharel com habilitação em Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão, em que falará sobre a “Avaliação de Feridas”, que permite detectar a característica da lesão, sua evolução e conhecer o tratamento a que é submetida, cujo conhecimento e técnicas são importantes recursos para o processo de cicatrização. A transmissão iniciará às 19h, no Youtube, com carga horária de três horas.

Já na sexta-feira, 15, o evento será iniciado com o minicurso “Prevenção e tratamento de lesões por pressão (LPP) na Atenção Básica”, com início às 8h, com a enfermeira Tamires Barradas Cavalcante. As LPPs são danos localizados na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultantes de pressão isolada ou combinada com forças de cisalhamento – que significa tensão cortante – e/ ou fricção.

A palestra da sexta-feira, 15, prevista para iniciar às 19h, é com a enfermeira Daniela Tinti Moreira Borges, sobre “Tecnologias voltadas para o tratamento de Úlceras Venosas”, também no Youtube e com carga horária de três horas. A úlcera venosa é uma lesão cutânea que acomete o terço inferior das pernas e está associada à insuficiência venosa crônica, sendo esta a principal causa de úlcera de membros inferiores, podendo interferir na qualidade de vida do paciente, pois gera repercussões negativas em todas as dimensões de sua vida.

Siga a Laeab no Instagram

Por: Hemylly Mendes