Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros realiza XI Semana Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros de 20 a 24 de novembro

publicado: 20/11/2023 10h12, última modificação: 20/11/2023 10h17

A licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, realiza a XI Semana Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros a partir desta segunda-feira, 20, até sexta, 24, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, às 19h. Com o tema  “Literatura Africana e da Diáspora”, a semana homenageia duas escritoras negras de grande importância para a Literatura diaspórica: Ruth Guimarães e Raimunda Frazão.

O evento contará com apresentação das obras literárias pesquisadas pelas alunas e alunos da licenciatura, além de palestras de escritoras e escritores e relançamento de suas respectivas obras, como “No balanço da Kyanda, na pungada da coreira". Publicado este ano, o livro trata da circularidade das histórias, do encontro ancestral entre a Kyanda (uma divindade) e a coreira, além da propagação da ancestralidade de geração a geração.

No último dia, 24, o evento contará com um Sarau Literário e a Cozinha dos Orixás: sabores e saberes ancestrais, ideia que surgiu, como conta o coordenador do curso, professor Rosenverck Estrela, a partir da disciplina Matriz de Religião Africana. “Na ocasião vamos expor e apresentar vários pratos e alimentos, de matriz africana, que tem relação com as religiões afro-brasileiras e seus Orixás" explica.

O professor completou sobre a importância do evento, sendo essa, proporcionar uma educação antirracista, inclusiva e emancipatória, sempre aberta ao público em geral, como forma de conectar a Universidade aos profissionais da educação, comunidade e movimentos da sociedade civil organizada.

“Neste ano, homenagearemos Ruth Guimaraes e Raimunda Frazão, duas importantes escritoras negras que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da literatura e cultura negra no Brasil, despertando para problemas essenciais em nossa formação social, mas sobretudo apontando caminhos para o combate ao racismo, por meio da literatura”, destaca Rosenverck.

As inscrições, assim como os palestrantes convidados e a programação, estão disponíveis na página do evento.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras