Notícias
Lançamento oficial dos programas Pibid e RP ocorre em cerimônia virtual
SÃO LUÍS - Foi realizado, nessa sexta-feira, 18, com início às 16h, pelas coordenações institucionais dos programas Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsa em Iniciação à Docência (Pibid), em parceria com a Direção de Ações Especiais da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da UFMA, o lançamento on-line dos programas do Pibid e RP da UFMA, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referentes ao período de 2020 a 2022.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Lucinete Marques, enfatizou que o Pibid é um programa que aproxima a universidade da educação básica. “Ele, junto com o RP, mais novo dentro do processo, é de extrema relevância para o coletivo do curso de licenciatura das escolas de educação básica e ensino superior, pois contribui na formação de política e produção de conhecimento”, afirmou.
O reitor da Universidade, Natalino Salgado, destacou a importância dos programas. “Um projeto como esse é de uma necessidade grande, porque se fala muito que são formados maus professores, assim, ele deveria ser expandido, pois qualifica a formação dos alunos da licenciatura. No Brasil, sabe-se que há uma demanda imensa de professores, e, se se for identificar a demanda da docência no ensino médio e ensino fundamental, passa de 800 mil”, comentou.
A professora Maria Eliana, que estava representando a Secretaria de Estado do Educação, lembrou da parceria da UFMA com a Seduc nesse projeto. “A Seduc está à disposição da UFMA, e temos o prazer de tê-la à nossa disposição para fazer a integração entre o ensino, a pesquisa, a extensão, e entre as redes de ensino federal e estadual. Agradecemos a parceria, e nossas escolas estão abertas para os estudantes e professores da Universidade”, ressaltou.
A solenidade contou com a apresentação da atração cultural da Festa do Divino no Maranhão e das caixeiras e foi finalizada com a conferência “Formação docente em contextos de mudanças”, ministrada pela professora Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em que foi tratado o impacto da pandemia da covid-19 e do isolamento social na educação tanto do ensino superior quanto do básico, revelando a desigualdade social existente no país.
A mesa da solenidade virtual foi composta pela supervisora de formação da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão; representando o Comitê de Articulação Docente na UFMA, a professora Silvia Amélia; a coordenadora institucional do programa Residência Pedagógica da UFMA, Raimunda Nonata Machado; o coordenador institucional Pibid da UFMA, professor Ângelo Rodrigues; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, professora Lucinete Marques; a diretora de Ações Especiais, Lorena Carvalho de Azevedo; o professor Acildo Leite, da Diretoria de Acompanhamento e Validação da UFMA, representando a Proen; a professora Maria Eliana, representando o secretário de estado da Educação do Maranhão (Seduc), Felipe Camarão; o reitor Natalino Salgado; entre outras autoridades.
Saiba +
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Na UFMA, o programa concede bolsas a alunos de licenciatura e participantes de projetos de Iniciação à Docência desenvolvidos pela Universidade em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Na edição que se inicia, e que deverá ser finalizada em abril 2022, foram aprovadas 360 bolsas de iniciação à Docência para discentes dos cursos de licenciatura da UFMA dos câmpus de Bacabal, Codó, Chapadinha, Pinheiro, Imperatriz, São Bernardo e São Luís, além de mais 46 bolsas para professores e supervisores da educação básica e 36 bolsas para docentes da UFMA.
O programa de Residência Pedagógica faz parte das iniciativas do MEC, por meio da Capes, cuja finalidade é promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica. Na UFMA, o programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projeto de Residência desenvolvidos pela Universidade em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Com a publicação do Edital Capes Nº 1 de 2020, a UFMA realizou a proposição de um novo projeto institucional do programa e obteve a aprovação de 316 bolsas para alunos residentes, o que possibilitou a abertura de vagas para alunos dos câmpus de Bacabal, Codó, Chapadinha, Grajaú, Pinheiro, Imperatriz, São Bernardo e São Luís.
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Glaucilene Oliveira
Última alteração em: 21/12/2020 12:09