Notícias

Lançamento oficial do PIBID e do programa Residência Pedagógica ocorre em cerimônia virtual

publicado: 21/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

SÃO LUÍS - Foi realizado, na sexta-feira, 18, pelas coordenações institucionais dos programas Residência Pedagógica (RP) e pelo Programa Institucional de Bolsa em Iniciação à Docência (Pibid), em parceria com a Direção de Ações Especiais da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o lançamento on-line do Pibid e do programa de Residência Pedagógica da UFMA, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período de 2020 a 2022.

A mesa da solenidade virtual foi composta pelo reitor Natalino Salgado; pela professora Maria Eliana, representando o secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Camarão; pela supervisora de Formação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a professora Silvia Amélia, que representou também o Comitê de Articulação Docente na UFMA; pela coordenadora institucional do programa Residência Pedagógica da UFMA, Raimunda Nonata Machado; pelo coordenador institucional do Pibid da UFMA, Ângelo Rodrigues; pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Lucinete Marques; pela diretora de Ações Especiais, Lorena Carvalho de Azevedo; pelo professor Acildo Leite, da diretoria de Acompanhamento e Validação da UFMA, representando a Proen; entre outras autoridades.

O reitor Natalino Salgado destacou a importância dos programas. “Um projeto como esse é de uma necessidade grande, porque se fala muito que se forma maus professores, assim, ele deveria ser expandido, pois qualifica a formação dos alunos da licenciatura. No Brasil, sabe-se que há uma demanda imensa de professores, e, se for identificar a demanda da docência no ensino médio e ensino fundamental, passa de 800 mil”, comentou.

 

A professora Maria Eliana lembrou a parceria da Universidade Federal do Maranhão com a Seduc nesse projeto. “A Seduc está à disposição da UFMA, e temos o prazer de ter a Instituição à nossa disposição para fazer a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão entre as redes de ensino federal e estadual. Agradecemos a parceria, e nossas escolas estão abertas para os estudantes e professores da Universidade”, ressaltou.

A solenidade contou com a apresentação da atração cultural da Festa do Divino no Maranhão e das caixeiras, e foi finalizada com a conferência “Formação docente em contextos de mudanças”, ministrada pela professora Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em que foi tratado o impacto da pandemia da covid-19 e do isolamento social na educação, tanto no ensino superior, quanto no básico, revelando a desigualdade social existente no país.

Saiba mais

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para educação básica. Na UFMA, o programa concede bolsas a alunos de licenciatura e participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos pela Universidade em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Nesta edição, que deverá ser finalizada em abril de 2022, foram aprovadas 360 bolsas de iniciação à docência para discentes dos cursos de licenciatura da UFMA dos câmpus de Bacabal, Codó, Chapadinha, Pinheiro, Imperatriz, São Bernardo e São Luís, além de mais 46 bolsas para professores e supervisores da educação básica e 36 bolsas para docentes da UFMA.

O programa de Residência Pedagógica faz parte das iniciativas do MEC, por meio da Capes, cuja finalidade é promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica. Na UFMA, o programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projeto de residência desenvolvidos pela Universidade, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Com a publicação do Edital Capes Nº 1 de 2020, a UFMA realizou a proposição de um novo projeto institucional do programa e obteve a aprovação de 316 bolsas para alunos residentes, o que possibilitou a abertura de vagas para alunos dos câmpus de Bacabal, Codó, Chapadinha, Grajaú, Pinheiro, Imperatriz, São Bernardo e São Luís.

 

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Glaucilene Oliveira
Última alteração em: 23/12/2020 18:09