Início oficial das comemorações dos 200 Anos de Imprensa no Maranhão ocorre na data histórica de circulação do primeiro jornal do estado

publicado: 17/04/2021 22h35, última modificação: 08/10/2021 16h16
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

O primeiro jornal do estado, chamado O Conciliador do Maranhão, começou a circular nas mãos dos ludovicenses em 15 de abril de 1821. A data histórica não podia passar em branco, por isso a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e da Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), deu início, na noite de ontem, 15, via Canal Institucional da UFMA, às comemorações dos 200 Anos de Imprensa no Maranhão.

A Abertura Oficial foi a primeira de uma série de atividades organizadas pela DCom UFMA para comemorar esse marco histórico, que simboliza o início da atividade jornalística maranhense, o intenso processo de consolidação na área e as grandes transformações da imprensa no estado ao longo desses 200 anos.

“As comemorações, pelo planejamento, vão até dezembro de 2021. Esperamos que, com todas essas ações, possamos presentear a imprensa maranhense, que veio a lume exatamente no dia de hoje, 200 anos atrás, com a edição manuscrita do jornal o Conciliador do Maranhão, fazendo jus a tudo o que ela representa e ao seu papel fundamental na construção de uma sociedade democrática e de bases sólidas, como sabemos ser a maranhense. Vida longa à nossa imprensa”, discursou o vice-reitor da UFMA e coordenador do evento, Marcos Fábio Belo Mattos.

Segundo o reitor Natalino Salgado, uma efeméride dessa relevância é extremamente significativa para a imprensa local, e a UFMA não pode deixar de registrar e comemorar. “De lá para cá, o Maranhão assistiu ao surgimento e, também, ao declínio de centenas de jornais, periódicos, revistas e semanários e, com estes, jornalistas dedicados e aguerridos de ideias geniais. Por reconhecer a magnitude desse bicentenário que nós, que fazemos a UFMA, e dotados de dois cursos de Comunicação Social — um em São Luís e outro em Imperatriz — não poderíamos nos omitir. Por isso estamos nos organizando para lançar uma série de produtos alusivos a essa data”, ressaltou.

Em um momento especial da cerimônia, o microfone foi aberto para que a comunidade acadêmica e as autoridades locais pudessem registrar seu depoimento. Em seu discurso, Agostinho Noleto, da Academia Imperatrizense de Letras, parabenizou a comissão da Comenda dos 200 Anos de Imprensa no Maranhão pela amplitude do evento ao expandi-lo para além da capital maranhense.

“Parabenizo os envolvidos no evento ao trazer a cidade de Imperatriz, por meio do curso de comunicação da UFMA, e pelo reconhecimento dado a esta cidade, que também se desenvolveu graças à imprensa que aqui foi formada há 50 anos, quando ela estava em plena ebulição para se tornar essa grande metrópole do interior da Amazônia”, pontuou Noleto.

Representando a Academia Ludovicense de Letras, o professor Antônio Ailton Santos frisou que a imprensa constrói a imagem de um lugar. “A imprensa não é apenas responsável por uma informação, mas também pela formação de um povo, de uma sociedade, do seu país e do seu estado. O curso de Jornalismo da UFMA, além de pioneiro, é um grande centro de onde têm partido os jornalistas maranhenses”, contou.

Por meio de chat on-line, o professor Euclides Moreira Neto expôs, em seu comentário, que “a imprensa é o testemunho dialético e vivo da ação do homem em nossa região”, em suas palavras. Já Roseane Arcanjo Pinheiro parabenizou pelo evento e declarou que a Comenda é “uma excelente iniciativa que valoriza o desenvolvimento, no Maranhão, de uma das instituições mais importantes da democracia: a imprensa”.

A mesa virtual da solenidade teve a presença, ainda, do jornalista Antônio Nelson Farias, representando o Sindicato de Jornalistas de São Luís; o presidente da Academia Imperatrizense de Letras, o professor Raimundo Trajano Neto; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, professor José Augusto Silva Oliveira; além de pró-reitores, superintendentes, diretores de Centro, diretores, coordenadores, docentes e toda a comunidade acadêmica.

Assista a Abertura Oficial da Comenda dos 200 Anos de Imprensa no Maranhão:

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque