Lançamento dos cadernos "Dicas de Estudo", elaborados por estudantes de graduação durante a pandemia, foi tema do Fórum de Graduação 2022

publicado: 11/04/2022 10h18, última modificação: 11/04/2022 10h18

Com o objetivo de discutir os assuntos pertinentes ao ensino, o Fórum de Graduação 2022 contou com o painel “Dicas de Estudo dos Estudantes de Graduação - Lançamento dos Cadernos de Dicas de Estudo”, realizado no dia, 7 deste mês. O momento teve mediação da professora Gisélia Brito, diretora recém-eleita do Centro de Ciências Naturais do Câmpus Balsas e foi transmitido no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Formada em Letras, Gisélia também é professora de Leitura e Produção Textual e Metodologia, em que, durante o momento, recebeu virtualmente os alunos do Câmpus São Luís Nayara Alencar, do curso de Medicina; Robson Nascimento, do curso de Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV; Heracilio de Sousa, do curso de Odontologia; e Rubinaldo Jinkings, do curso de História, onde puderam falar sobre suas experiências durante o ensino remoto.

Os discentes apontaram as maiores dificuldades, destacaram os principais desafios e explicaram como fizeram para se adaptar ao EaD. Entre as principais questões, o ambiente e o acesso à internet foram os assuntos mais lembrados. Além disso, cada aluno apresentou as principais dicas que seguiu para conseguir se concentrar e estudar em casa. Foram ressaltadas também outras iniciativas da UFMA, como o Auxílio Pacote de Dados e o Caderno Dicas de Estudo.

O encontro virtual marcou a divulgação da segunda edição do caderno “Dicas de Estudo”. O guia é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) que tem o objetivo de identificar os métodos e as técnicas que contribuem para o processo ensino-aprendizagem. Os estudantes da própria Universidade colaboraram com o programa, mandando suas dicas por meio de um formulário eletrônico.

Para conhecer as técnicas do caderno Dicas de Estudo, acesse o site da Proen.

Assista ao painel na íntegra, pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque