Lançamento do livro “Maria Firmina: a menina abolicionista”, da jornalista e escritora Andréa Oliveira, foi o tema de entrevista do programa Rádio Ciência

publicado: 21/03/2022 08h10, última modificação: 21/03/2022 15h49

O programa Rádio Ciência da Rádio Universidade FM 106,9 teve como tema de sexta, 18, o lançamento do livro “Maria Firmina: a menina abolicionista”, escrito pela jornalista Andréa Oliveira, em homenagem ao bicentenário da romancista maranhense Maria Firmina dos Reis. A obra inaugura a coleção “Meninas do Maranhão”, série de biografias infantojuvenis sobre grandes mulheres maranhenses, e também o selo independente Palavra Acesa.

A autora explicou sobre a escolha da romancista para começar a coleção de estreia do Selo: “Não poderia ser diferente. Maria Firmina foi uma grande mulher, autora, escritora e compositora. Uma mulher que abriu as portas que estavam fechadas para qualquer mulher, no século XIX. Ainda mais uma mulher descendente de pessoas escravizadas e que não tinha um lugar naquele mundo”.

O livro foi fruto de dois anos de pesquisa sobre a personagem e também sobre a temática da escravidão no Brasil. A jornalista conta que a ideia do projeto se formou durante a pandemia, quando percebeu que possuía quantidade maior de livros de autores homens em sua biblioteca se comparado com produções femininas.

A construção desse projeto veio junto com uma redescoberta do feminino para mim. Primeiro como leitora, lendo mais mulheres nesse período da pandemia. Eu comecei a olhar em volta os meus livros e vi que faltavam mulheres. Eu estava muito rodeada de autores e então me voltei pra ler mais mulheres, e isso foi muito libertador para mim e me levou também a esse lugar de como escritora me posicionar melhor”, revelou.

A jornalista ressaltou que Maria Firmina viveu à frente do seu tempo e, além de romancista, também foi poetisa e compositora dos festejos populares. Ela foi autora de toadas que perduram até hoje e continuam encantando mestres e mestras do bumba meu boi do Maranhão. Andréa Oliveira, que começou escrevendo no gênero biográfico com a história do compositor João do Vale, na obra “João do Vale: mais coragem do que homem” e “João, o menino cantador”, inicia, com esse novo título, uma ciranda de mulheres em todas as etapas da produção literária.

A minha ideia com o selo Palavra Acesa é formar um time de curadoria com pessoas de diferentes áreas e perfis. Um conselho curador bem diverso para que a gente possa desenhar o projeto do selo. A ideia é abrir espaço pra novos autores, autoras especialmente, e trazer à luz trabalhos que sejam relevantes principalmente para fortalecer a representatividade de pessoas sub-representadas. É uma ideia que eu tenho e que o nosso grupo está se debruçando sobre isso”, finalizou.

Confira o programa no site da Rádio Universidade FM 106,9

Por: Bruna Castro