Lançamento do livro “História Econômica do Brasil Contemporâneo” foi tema de debate no programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9

publicado: 23/12/2021 14h08, última modificação: 23/12/2021 18h39

Na terça-feira, 21, foi lançado o livro “História Econômica do Brasil Contemporâneo”, obra composta por 13 capítulos, escritos por pesquisadores de todo o país sobre a história econômica do Brasil, de 1945 até os tempos atuais. Para falar sobre o assunto, o programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, recebeu, nesta quinta-feira, 23 de dezembro, um dos organizadores da obra, Luiz Eduardo Simões de Sousa, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão.

Luiz Eduardo comentou o trabalho dos historiadores econômicos ao realizar análises de longo prazo sobre a evolução da economia brasileira nesse período, e falou um pouco sobre o quadro de crescimento econômico do país, tema abordado no livro. “Eu andei calculando a taxa média de crescimento do PIB brasileiro de 1945 para cá, e, quando fazem as projeções para a economia brasileira, fica em torno de 1,5 a 2 por cento ao ano.  Então temos essa taxa média de 2 por cento ao ano, que é uma taxa bastante elucidativa da característica do nosso crescimento econômico, porque ela é muito próxima da taxa de crescimento vegetativo da população. Então, se você não melhora o padrão de distribuição de renda com uma população crescente, você tende a ter o aumento da desigualdade e da pobreza no país”, avaliou.

O livro é a reedição de uma obra lançada na década de 1990, pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História Econômica (ABPHE). A nova versão tem um total de seis volumes, que abordam também a história econômica de empresas e a história do pensamento econômico no Brasil. Os livros estão disponíveis no site da editora Hucitec.

Confira a entrevista completa:

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa