Lançado o Laboratório Darcy Ribeiro de Evidências Educacionais, grupo de estudo e pesquisa sobre os técnicos administrativos em educação da UFMA

publicado: 25/04/2022 11h53, última modificação: 25/04/2022 18h11

No dia 20 de abril, foi lançado o Laboratório Darcy Ribeiro de Evidências Educacionais (Ladee), grupo que visa ao estudo e à pesquisa sobre os técnicos administrativos em educação da Universidade. O evento foi realizado de forma virtual, por meio do Canal Institucional da UFMA.

Além de um espaço de estudo sobre a natureza do trabalho técnico-administrativo, o laboratório objetiva também qualificar mais e estimular a formação continuada desses profissionais, bem como fomentar o conhecimento e o apoio a elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Para isso, o Ladee terá uma agenda semestral de leituras, discussões e encontros virtuais quinzenais. A programação também conta com um plano anual de pesquisa, em que, atualmente, duas já estão em andamento e buscam investigar sobre a evasão e retenção dos alunos na UFMA.

A inauguração contou com a palestra da professora Lúcia Velloso, da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), que tratou sobre o legado do educador e suas propostas para a educação. Para assistir à palestra completa, acesse o Canal Institucional da UFMA:

Saiba mais

O nome do laboratório é uma homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro, o educador, político e antropólogo brasileiro que foi um dos fundadores e primeiro reitor da Universidade de Brasília. Ele completaria cem anos de nascimento em outubro de 2022. Para conhecer mais sobre Darcy Ribeiro, o trabalho e o acervo da Fundar, acesse o site da instituição.

Por: Alan Veras

Produção: Marcos Paulo Albuquerque