Notícias

Lançado edital para publicação de livro sobre os 200 anos da imprensa no Maranhão

publicado: 01/06/2021 17h38, última modificação: 01/06/2021 20h50
200 anos da imprensa no maranhão.png

Hoje, 1º de junho, Dia da Imprensa, a Comissão Científica das Comemorações dos 200 anos da Imprensa no Maranhão, da UFMA lança o edital para a publicação de uma edição especial sobre o tema, com a reunião de artigos científicos.

“O livro terá como abrangência textos que se refiram à imprensa, nos seus 200 anos de instituição no estado. Pode ser um artigo sobre um jornal, um jornalista, um momento histórico. Pode ser sobre outras plataformas midiáticas — afinal, a imprensa migrou para o rádio, a TV, a internet, as assessorias de comunicação. Pode ser sobre o papel sociológico, histórico, discursivo da imprensa. Enfim, a imprensa é a grande personagem desta obra”, afirmou o professor Marcos Fábio, um dos membros da Comissão. Os outros membros são o professor Roni César Araújo, do câmpus de Grajaú; e a professora Roseane Arcanjo Pinheiro, do câmpus de Imperatriz, ambos pesquisadores que têm a imprensa como tema central.
A meta é que a publicação seja feita em dois formatos: uma tiragem impressa e uma digital. “O impresso registra a matéria livro, e o digital amplia as condições de ele ser universal”, explicou o professor Roni César.
A previsão é que o livro seja lançado em dezembro, quando se encerram as comemorações que a UFMA está fazendo pelo bicentenário da imprensa maranhense.

EDITAL – O edital com todas as especificações da publicação está logo abaixo:

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM LIVRO

TEMA: IMPRENSA NO MARANHÃO: 200 ANOS DE HISTÓRIA

A Comissão Científica das Comemorações pelos 200 anos da Fundação da Imprensa no Maranhão torna pública a divulgação do edital para publicação de artigos científicos, em forma de livro, nos formatos impresso e digital.

1. DO OBJETIVO:
A finalidade é publicar um livro com artigos científicos, de diversas abordagens das áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, sobre os 200 anos da Imprensa no Maranhão que abordem reflexões sobre qualquer fase da história da imprensa maranhense, compreendida como o conjunto de dispositivos onde circulam a produção jornalística (jornais e revistas, emissoras de rádios e TVs, produtos de Assessoria de Comunicação, plataformas e conteúdos digitais) e que tenham a proposta de investigar historicamente esses fenômenos e suas relações com a sociedade. A obra será lançada em comemoração ao Bicentenário da imprensa no estado, em eventos realizados pela Universidade Federal do Maranhão.
O bicentenário da imprensa no Maranhão comemora a circulação do primeiro jornal impresso da capital São Luís, em 1821, e o conjunto de publicações que surgiram ao longo dos séculos XIX e XX nas cidades maranhenses. Relacionamos o fenômeno da imprensa à confluência do jogo de forças históricas, à construção de representações sobre o cotidiano e ao envolvimento de proprietários, redatores, leitores e demais segmentos na produção jornalística sobre as diversas realidades sociais. Desse modo, procuramos compreender, por meio dos artigos, a complexidade que regeu a atuação da imprensa no estado, imbricado ao fazer jornalístico, à circulação de livros, aos debates no espaço público e ao desenvolvimento sociocultural das localidades.

2. DA SUBMISSÃO E CRONOGRAMA
O prazo de submissão dos artigos: 7 de junho a 19 de julho de 2021.
Os trabalhos serão recebidos pelo e-mail: marcos.fabio@ufma.br.
O resultado será divulgado em 19 de agosto.
A obra será diagramada, editada e revisada entre os meses de agosto e novembro de 2021, com previsão de lançamento para dezembro do mesmo ano.

3. DA SELEÇÃO DOS TEXTOS
Os critérios de seleção vão envolver a pertinência do tema e consistência teórica do artigo científico, bem como clareza e articulação das ideias.
O edital aceita artigos científicos já publicados em revistas, livros ou apresentados em eventos (anais de congressos, seminários e mesas-redondas).
Caso seja enviado um volume expressivo de materiais, eles poderão compor duas edições com a temática do edital. Livro nos volumes I e II.
A seleção dos artigos ficará a cargo da Comissão Científica das Comemorações pelos 200 anos da Fundação da Imprensa no Maranhão, que também será a organizadora do(s) volume(s).

4. FORMATAÇÃO DO TEXTO

Os textos, em arquivos doc, docx ou rft, devem estar configurados da seguinte maneira:

1. Título: Times New Roman, corpo 12, negrito;
2. Nome do autor e uma minibiografia contendo entre 75 e 100 palavras;
3. Texto em letra Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, recuo de parágrafo de 1,25, margens justificadas de 3cm em todos os lados;
4. Utilizar itálico somente para destaque em palavras no corpo do texto ou palavras em língua estrangeira;
5. O tamanho máximo de cada trabalho deve ser de 20 páginas, na formatação indicada;
6. Citações devem ser realizadas de acordo com as normas da ABN;
7. Figuras e imagens, se utilizadas, devem estar em P&B e com resolução em 600 dpi.

5. DA ORGANIZAÇÃO

Os professores organizadores do livro serão os seguintes:

Marcos Fábio Belo Matos - Pós-doutor em Comunicação pela Unisinos (2016), doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara (2010), mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2000), Especialista em Língua Portuguesa pela Fama (2004), Licenciado em Língua Portuguesa pelo CEFET-MA (1997), bacharel em Comunicação Social/ Jornalismo pela UFMA (1997). Atualmente é professor associado II dos Cursos de Jornalismo e Pedagogia e professor colaborador do PPGCOM da UFMA, Câmpus de Imperatriz. É membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (LIDIME), Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (NEEC) e Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD). Foi diretor do CCSST/UFMA Imperatriz (2013-2015) e é vice-reitor e diretor de comunicação da UFMA (2019-2023).

Roni César Andrade de Araújo - Doutor em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2018). Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2004), especialista em História do Maranhão pela Universidade Estadual do Maranhão (2005), mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (2008). É Professor Adjunto 3, do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Grajaú. Atua, principalmente, nas áreas de História do Brasil e Maranhão Oitocentista, de História Política e de História e Imprensa. É membro do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista - NEMO


Roseane Arcanjo Pinheiro - Doutora em Comunicação pela PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP). Professora adjunta do Curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo e do Mestrado em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz. Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas. Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2015-2019) e vice-coordenadora do GT de História da Mídia Impressa do Encontro Nacional de História da Mídia- 2021.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

Os livros serão publicados pela Editora da Ufma – EDUFMA, em versões impressa e digital.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica das Comemorações pelos 200 anos da Fundação da Imprensa no Maranhão.


São Luís-MA, 31 de maio de 2021

 

Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos
Prof. Dr. Roni César Andrade de Araújo
Profa. Dra. Roseane Arcanjo Pinheiro
COMISSÃO CIENTÍFICA DAS COMEMORAÇÕES PELOS 200 ANOS DA FUNDAÇÃO DA IMPRENSA NO MARANHÃO

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: