TV UFMA

JTVUFMA é o primeiro jornal do Maranhão com intérprete de Libras

publicado: 26/06/2023 14h42, última modificação: 26/06/2023 21h32
A janela de libras do telejornal oportuniza aos surdos o acesso a informações
JTVUFMA é o primeiro jornal do Maranhão com intérprete de Libras

Com o objetivo de trazer mais acessibilidade e informação, o JTVUFMA incluiu um intérprete da Língua Brasileira de Sinais durante a exibição do telejornal e das reportagens. A diretora da TV UFMA, professora Cecília Leite, relata que a inclusão das Libras é um marco importante na história da TV UFMA e do jornalismo maranhense. "Sendo um bom exemplo de prática telejornalística a ser seguida pelos demais veículos de comunicação. A presença do intérprete de libras vai proporcionar uma comunicação mais inclusiva, permitindo uma maior integração da comunidade surda, que assim passará a ter acesso ao nosso conteúdo informativo. Com essa ação, a TV UFMA reafirma o seu propósito de promover a inclusão, o acesso à informação e o exercício da cidadania", comentou.

A presença do intérprete de Libras no telejornal da TV UFMA faz parte do processo de extensão do projeto Canal Para Todos, conforme explica a coordenadora de Comunicação Institucional, professora Josie Bastos. Recentemente, o projeto foi prorrogado para mais um ano e conta com a parceria da Diretoria de Acessibilidade da UFMA para que a TV seja cada vez mais inclusiva. "Dessa forma, a TV UFMA se torna uma referência aqui no estado e, por que não dizer?, no Brasil de um jornal local de uma TV universitária que conta com recurso de acessibilidade, como a janela de libras, isso é um trabalho que tem sido construído há dois anos e começa a mostrar seus efeitos e resultados por meio de projetos e parcerias", explica a professora.

O intérprete de Libras Cesar Rafael, que será responsável pela janela de libras do JTV UFMA, explica que a Língua Brasileira de Sinais é uma forma legal de expressão e comunicação dos surdos brasileiros. "E hoje o jornal da TV UFMA contar com um tradutor/intérprete para apresentar as notícias semanalmente é mais um importante passo para efetivação dos direitos de acessibilidade e inclusão da comunidade surda na sociedade, e assim a TV universitária demonstra com isso a sua sensibilidade e responsabilidade com as pautas da valorização do povo surdo", complementa

A diretora de Acessibilidade, Nilza Oliveira, explica que ter acesso a informações jornalísticas na própria língua é algo simples e com grande importância, mas, para os surdos, o acesso às notícias em nível local e nacional ainda é distante. "Nos telejornais, o acesso se dá apenas com a legenda em português, não oportunizando a todos os surdos, já que há aqueles sem acesso a língua portuguesa, mas são fluentes em sua língua materna, a Libras. Esperamos que o projeto influencie outros programas e seja um marco na acessibilidade comunicativa no estado" explica Nilza.

O JTV UFMA é exibido de segunda a sexta, a partir das 12h30, na TV UFMA, canal aberto 16.1, NET CLARO canal 17, SKY canal 316 e TVN canal 16.

Por: TV UFMA