JTV - UFMA inicia série de entrevistas com candidatos ao governo e senado do Estado

publicado: 29/08/2022 17h24, última modificação: 30/08/2022 19h25

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE-UFMA), deu início hoje a uma série de entrevistas com os candidatos ao governo do Estado e Senado pelo Maranhão. A Sabatina UFMA - Eleições 2022 será veiculada pela Rádio Universidade FM 106,9 e, pela primeira vez, também pela TV UFMA, no canal 16.1 da TV aberta, entre os meses de agosto e setembro, com temas livres. O primeiro entrevistado foi o candidato Simplício Araújo, do Solidariedade. Durante a entrevista, o candidato falou sobre as propostas para educação, segurança pública e combate à violência doméstica.

O calendário de entrevistas para candidatos ao Governo do Estado começa no dia 26 de agosto e vai até 6 setembro. E, para os candidatos ao Senado, estão reservados os dias 12 a 16 de setembro. O horário das entrevistas na Rádio Universidade será das 8h às 8h45, ao vivo, direto do estúdio, com apresentação de profissionais do quadro de funcionários da própria emissora de radiodifusão FM. No mesmo dia, logo após a entrevista na Rádio Universidade, o candidato se dirigirá ao prédio da TV UFMA, também situado na Cidade Universitária Dom Delgado, onde concederá entrevista no horário das 9h às 9h20 da manhã. A entrevista será gravada no estúdio, e a sua exibição irá ao ar na edição do mesmo dia, no telejornal JTV-UFMA, às 13h.

Para a diretora da TV UFMA, Cecília Leite, ao ceder esse espaço para os candidatos, a TV UFMA cumpre o seu papel de contribuir com a democratização do acesso à informação e  fortalecimento da cidadania, pois, por meio da discussão de ideias, do questionamento de posições e proposição de soluções, é possível auxiliar a comunidade a conhecer melhor os candidatos e fazer uma escolha mais consciente na hora de votar, em sua visão.

Visando ampliar a repercussão e facilitar o acesso da população aos conteúdos, os links, vídeos e as fotos das catorze entrevistas serão disponibilizados nos portais e nas redes sociais respectivos da TV UFMA e Universidade FM. O conteúdo na íntegra estará disponível ainda em seus canais no Youtube, publicados na tarde do mesmo dia em que as entrevistas forem transmitidas.

Para a jornalista Josie Bastos, que conduzirá as Sabatinas na TV UFMA, a Universidade tem uma responsabilidade com a comunidade de levar a informação, promover um debate de qualidade e favorecer a transparência no processo eleitoral por meio do acesso à informação.  Os veículos de comunicação em geral abrirão espaço para os candidatos, mas, na visão dela, a Universidade Pública tem compromisso com a democracia, isonomia e preocupação especial com a educação pública.

Por: Asmynne Barbosa/TV UFMA