Joyce Lages, superintendente do Hospital Universitário da UFMA, é a entrevistada do programa Sem Filtro de logo mais, às 21h, no canal da TV UFMA

publicado: 31/08/2021 11h30, última modificação: 31/08/2021 19h02
1 | 2
2 | 2

A pandemia do coronavírus está promovendo uma série de desafios para todos, agora imagine como estão lidando os profissionais da linha de frente. Hoje, às 21h, no programa Sem Filtro, da TV UFMA, a superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Joyce Lages, conta um pouco sobre seu contato direto no combate à doença e comenta medidas e desafios tomados nesse período.

Além de superintendente, Joyce é doutora em Enfermagem, atua no Hospital Universitário desde 2000 e afirma que a pandemia foi um acontecimento único que impactou toda a equipe de profissionais de saúde. Na parte técnica, a enfermeira diz que a chegada da covid-19 prejudicou muito o funcionamento da instituição porque, ao mesmo tempo em que precisavam de um atendimento célere e eficaz contra o coronavírus, as outras doenças não deixaram de existir, e o hospital teve então que se rearticular em relação ao atendimento. A vantagem é que o hospital já adquiriu experiência com terapia intensiva, quadro que se assemelha muito com os pacientes de covid.

A entrevistada relata que dá especial atenção à parte humanística do cuidado com pacientes e profissionais. Além dos familiares que são acompanhados para auxiliar nos cuidados e prevenção do contato, os profissionais de saúde têm tratamento psicológico contínuo. A ideia, como acrescentou a superintendente, é demonstrar o humanismo necessário para lidar com o cenário para além da parte técnica, medidas holísticas que são ensinadas aos alunos da instituição como modo de agir inerente à profissão.

Debatendo o assunto, participaram: Adalberto Júnior, da Rádio Universidade; Tatiana Sales, da Rádio Timbira; e Alcinea Gomes, jornalista da Rede TV São Luís. A apresentação e mediação é da professora de Comunicação da UFMA Josie Bastos.

O Sem Filtro é transmitido toda terça-feira, às 21h, no canal 17 da Claro NET TV; canal 16.1 da TV aberta; canal 316 da Sky; e no canal 16 da TVN. Você pode ainda acessar o canal no YouTube da TV UFMA para assistir a todos os programas.

Por: Rômulo Ribeiro/TV UFMA