publicado: 16/09/2022 15h33, última modificação: 18/09/2022 13h39
Seu Mário foi admitido pela UFMA há quase meio século e, durante esse período, participou da restauração do Palácio Cristo Rei, da reestruturação da Fábrica Santa Amélia e dedicou parte de sua vida à Instituição
José Mário Rodrigues recebe Diploma de Agradecimento por sua dedicação de 48 anos à Universidade.jpg

Nascido em Vitória do Mearim, localizada a 181 km de São Luís, José Mário Rodrigues Pinto, 71, mais conhecido como Seu Mário, foi homenageado pelo Departamento de Turismo e Hotelaria em decorrência de seus 48 anos de serviços prestados à UFMA. A homenagem ocorreu nessa quarta-feira, 14, na Fábrica Santa Amélia, local onde funcionam os cursos de Turismo e de Hotelaria.

Filho de pai comerciante e mãe costureira, Seu Mário nasceu às margens do Rio Mearim e, aos 23 anos, se mudou para a capital maranhense onde, a serviço do Escritório de Câmpus, atual Superintendência de Infraestrutura da UFMA (Sinfra), contribuiu para a restauração do Palácio Cristo Rei. “Fui admitido pela UFMA em 20 de agosto de 1974 e trabalhei como desenhista na restauração do Palácio", contou com orgulho.

Sempre prestativo, atualmente, ele é gestor do prédio que sedia o Departamento de Turismo e Hotelaria e seus cursos. Ele tem um olhar cuidadoso pelo espaço, com o objetivo de colaborar com estudantes e professores que estiverem precisando de algum auxílio.

A estudante do curso de Turismo, Márcia Helena dos Santos Pires, relatou que a pontualidade e a hospitalidade são duas das características mais marcantes do homenageado. "Ele sempre nos trata com educação, estampando um sorriso no rosto e perguntando como nós estamos. Somos muito honrados por tê-lo em nossa equipe durante tantos anos. Seu Mário é um profissional disposto a servir e a cooperar com nossos estudos e também se preocupa com nossos sentimentos, pois ele sempre nos recebe com carinhos e abraços", elogiou.

De acordo com o chefe do Departamento de Turismo e Hotelaria, professor Jonilson Costa Correia, Seu Mário, além de contribuir com a infraestrutura do prédio, também tem interesse pelas aulas e contribui academicamente com os cursos da Instituição. “O Seu Mário é um homem curioso. Quando ele percebe que uma disciplina pode colaborar com o trabalho dele, acaba assistindo e participando das aulas, e essa sua curiosidade aproxima-o ainda mais dos professores e estudantes”, ressaltou.

José Mário e o professor Jonilson mantêm uma relação de amizade que, segundo eles, proporciona uma melhor relação de trabalho. Para o docente, Seu Mário é, além de um gestor exemplar, uma pessoa carismática e competente que deixará um grande legado para a Fábrica. "Ele faz parte da história deste prédio desde sua construção e deixa um exemplo de gestão. Ele é um gestor que nos ensina a planejar e a organizar o espaço público”, relatou.

Homenagem ao servidor aposentado da UFMA José Mário Rodrigues pinto - 14-09-2022

Além dos professores e chefes de departamento, também participaram da homenagem, os calouros dos cursos de Turismo e de Hotelaria, que conheceram as instalações da Fábrica Santa Amélia em um tour guiado pelo próprio homenageado.

Também estiveram presentes a diretora do Centro de Ciências Sociais, Lindalva Martins; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; e o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, que destacou a importância desse reconhecimento. "A UFMA é feita, antes de tudo, por pessoas. E poder agradecer, presencialmente, ao senhor Mário os quase 50 anos dedicados à nossa instituição é uma grande alegria e uma grande honra. Ele certamente deixou uma imensa contribuição para a Fábrica Santa Amélia, que jamais, será esquecida. Agora, desejo que sua vida siga feliz e cheia de bons projetos", comentou.

Mesmo com a aposentadoria, Seu Mário não pensa em parar por aí. Ele participará do programa UFMA Empreendedora, que, entre outros projetos, busca incentivar empreendedores seniores a desenvolverem empresas com a finalidade de integrá-los em atividades cotidianas para evitar a solidão e a depressão que muitos idosos sentem quando se aposentam. “Embarquei nessa ideia, montando uma microempresa de materiais de construção na minha cidade natal, que, inclusive, já iniciou suas atividades”, revelou.

Por: Bruno Goulart